A riqueza da terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEUROSE DE ANGÚSTIA

A neurose de angústia é um tipo de doença que Freud definiu como sendo uma neurose atual, caracterizada por um acúmulo de excitação sexual transformada em sintoma sem mediação psíquica.
Entende-se por neurose atual aquela que resulta diretamente da ausência ou inadequação da satisfação sexual, diferindo das psiconeuroses cuja origem deve ser procurada nos conflitosinfantis.
Este tipo de neurose (de angústia), difere na etiologia e no tratamento da histeria de angústia, na qual a angústia se encontra especificamente vinculada a uma situação especial que representa o conflito neurótico.
No caso da neurose de angústia há uma tensão íntima, de caráter geral, manifestada sob a forma de uma angústia constante e oscilante, ou de uma produtividade de angústia. Freudmenciona as etiologias de um modo específico cujos fatores mais comuns são a acumulação de tensão sexual e elaboração psíquica da excitação sexual ausente ou insuficiente, representada pela dominação desta, derivando no plano somático sob a forma da angústia.
Freud chamou esta síndrome de “neurose de angústia”, pois todos os seus componentes mantém com a ansiedade uma relação definida, sendo este,um sintoma principal. Nesta doença há um predomínio da angústia, sem objeto privilegiado, sendo os fatores atuais manifestos.
O quadro clínico da neurose de angústia compreende vários sintomas, por exemplo:
Irritabilidade geral: há um aumento na irritabilidade causando grande excitação, podendo tornar-se incontrolável. Uma manifestação da irritabilidade é a “hiperestesia auditiva”, reveladafreqüentemente como causa de angústia.
Expectativa ansiosa: esta se dá na ansiedade normal de forma imperceptível, tendo o doente uma visão pessimista, reconhecendo esta como uma espécie de compulsão. Uma das formas da manifestação da expectativa ansiosa é a hipocondria, que requer como pré-condição o aparecimento de parestesias e sensações corporais aflitivas, a distribuição da libido para ohipocondríaco tem o mesmo efeito da doença orgânica. Este perde o interesse e a libido relacionados aos objetos do mundo externo e fixa ambos no órgão que lhe traz desconforto.
Na concepção psicanalítica dos processos de neurose, pode-se dizer que a hipocondria é comparável a uma doença real, aparecendo também nas outras neuroses. Freud cita como melhor exemplo disso a neurose de angústia, na qual oórgão que é sentido como doente é o órgão genital quando excitado.
Ataque de ansiedade: pode irromper à consciência com associações de idéias ou não. Esta ansiedade pode estar relacionada a distúrbios de funções corporais, (respiração, atividade cardíaca, inervação vasomotora e atividade glandular). “O paciente se queixa de espasmos no coração, dificuldade respiratória, inundações de suor, fomedevoradora e coisas como estas; e, em sua descrição, o sentimento de ansiedade freqüentemente se recolhe ao fundo ou é referido de modo bastante irreconhecível, tal como sentir-se mal, não estar à vontade, e assim por diante.” (1)
É importante ressaltar que a proporção dos elementos acima citados, num ataque de ansiedade variam e que quase todo sintoma por constituir por si só um ataque de ansiedade.Freud listou algumas formas de ataque de ansiedade por ele conhecidas:
“(a) Ataques de ansiedade acompanhados por distúrbios da atividade cardíaca tais como palpitação, ou com arritmia transitória ou com taquicardia de duração mais longa, que podem findar num enfraquecimento sério do coração, não facilmente diferenciável da afecção cardíaca orgânica; e ainda pseudo-angina do peito - umdiagnóstico delicado;
(b) Ataques de ansiedade acompanhados por distúrbios respiratórios, várias formas de dispnéia nervosa, ataques semelhantes aos de asma e equivalentes;
(c) Ataques de suor geralmente à noite;
(d) Ataques de tremores e calafrios, que são confundidos muito facilmente com ataques histéricos;
(e) Ataques de fome devoradora, freqüentemente acompanhada de vertigem;
(f) Diarréia...
tracking img