Equipamentos de usinagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário



1. Introdução........................................................................................... 04

2. Objetivo................................................................................................. 04

3. Descrição dos equipamentos................................................................ 04

3.1. Discriminação
3.2. Função3.3. Características Técnicas
3.4. Características de Uso

4. Codificação dos equipamentos............................................................. 15

4.1. Função
4.2. Prioridade
4.3. Código

5. Referencias Bibliograficas.................................................................... 171.Introdução

Hoje em dia nas empresas o mais importante e produzir mais, gastando menos. Porem para que isso aconteça temos que levar em consideração muitas variáveis, custo, Mão de obra, matéria prima entre outros, dentre estas variáveis, temos que considerar e muito a manutenção dos equipamentos.
A manutenção visa deixar as maquinas e equipamentos em bom estado de funcionamento sempre. Porém para queisso aconteça, e necessário toda uma estratégia por trás, a esta estratégia, damos o nome de plano de manutenção.

2.Objetivo

O principal objetivo de nosso trabalho, e criar um plano de manutenção para as maquinas que temos dentro de nossa oficina mecânica, ao termino de cada um dos 4 tópicos do trabalho, vamos discutir se o que esta sendo feito é realmente o melhor caminho para a excelênciano funcionamento dos equipamentos em questão.


3.Descrição dos equipamentos


3.1 Discriminação

Na oficina mecânica, temos 4 equipamentos, e nosso estudo será com base nessas maquinas, são elas:
[pic]
Figura 3.1 Centro de Usinagem Romi Discovery 760

[pic]
Figura 3.2 Injetora de Plástico Promax 65R

[pic]
Figura 3.3 Torno Romi Multiplic 30D





[pic]
Figura 3.4Retifica Ferdimat C71N

Para o nosso plano, não vamos definir uma peca especifica, vamos apenas mencionar qual é a maquina mais importante da linha, a qual daremos o nome de “maquina gargalo”, que nosso caso será o Centro de Usinagem Romi Discovery 760.

3.2 Função


A função de cada equipamento, nada mais e do que as operações que o mesmo é capaz de desempenhar seguem abaixo, odescritivo de cada maquina:

Centro de Usinagem Romi Discovery 760

Um centro de usinagem, nada mais é do que fresadoras às quais se juntaram outros sistemas mecânicos e eletrônicos, para se obter uma máquina mais versátil. O que difere um centro de usinagem de uma fresadora CNC é o fato de que o centro de usinagem possui o magazine. Todo centro de usinagem tem um dispositivo conhecido comomagazine de ferramentas. O magazine tem a função de alojar certo número de ferramentas, o qual pode chegar a mais de uma centena. Para efetuar a troca de ferramenta que está no cabeçote por uma que se encontra no magazine, é necessário um mecanismo conhecido como Trocador Automático de Ferramentas (ATC). Os magazines e os ATCs possibilitam a troca automática da ferramenta e independência da máquina emrelação à presença do operador. Um centro de usinagem pode fazer operações de fresamento, furação, mandrilamento, alargamento, rosqueamento, entre outras funções, eliminando-se o tempo gasto na preparação de várias máquinas e o transporte do produto ente elas. O centro de torneamento é algo bem distinto, e que não deve ser confundido em nenhum caso com o anterior. Um centro de torneamento é umtorno de controle numérico a qual foi dada a possibilidade de realizar tanto as operações de torneamento (faceamento, furos, rosquear, desbaste, chanfros, recartilhar, mandrilar, broquear, perfilar, canais, torneamentos cônicos), quanto as mesmas operações de fresagem. Isto só é possível devido a uma incorporação de uma ou várias posições para ferramentas.

Injetora de Plástico Promax 65R...
tracking img