A responsabilidade social da igreja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PERGUNTAS

1. O que o Evangelho de Jesus expõe sobre a responsabilidade social da igreja.
2. Qual o ensinamento dos Apóstolos no tocante a responsabilidade social da igreja.
3. Como era entendida na prática dos primeiros cristãos a responsabilidade social.
4. Como os reformadores desenvolveram a ação social.
5. Como a cidade de Genebra foi impactada e quais as mudançasaconteceram após o impacto do Evangelho.
6. Quais foram os métodos utilizados por Calvino para iniciar a transformação social.
7. Quais foram às mudanças realizadas na vida prática das pessoas em Genebra.
8. Como os crentes evidenciam a responsabilidade social na vida prática da igreja hoje.
9. Qual a diferença entre assistência social e ação social.
10. Até que ponto a açãosocial está relacionada com evangelização na missão integral da igreja.

1. ENUNCIADO
A responsabilidade social da Igreja na perspectiva teológico-reformada, ressaltando a obrigação da missão integral, individual e coletiva dos eleitos, observando e compreendendo os valores e os efeitos desta na vida da Comunidade.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Responsabilidade Social é em diversosaspectos apresentada nas Escrituras Sagradas. Alderí Souza de Matos atesta que encontram-se nos Textos Sagrados diversos princípios, instruções e narrativas referentes ao assunto da Responsabilidade Social, quando se é apresentado às figuras do pobre, órfãos, viúvas e de outros em situação de fragilidade e abandono. Na maior parte da história da igreja houve o entendimento pelos cristãos, de ser umaevidência da sua vocação no mundo. Segundo John Stott, as ações sociais eram as expressões autênticas do amor de Deus e do desejo de servir ao homem em todas as suas necessidades.
Como definição do termo Responsabilidade Social pode-se etimologicamente apresentar que a palavra responsabilidade deriva do termo latim respondere, ou responder. Segundo o Dicionário Brasileiro Globo,responsabilidade é “a qualidade do responsável”, que “responde por atos próprios ou de outrem”, que “deve satisfazer os seus compromissos ou de outrem”. Refere-se ao respeito ou cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos para com a sociedade.
Desde o início, é sentida a preocupação do Criador no tocante a vida social da humanidade. Na Lei mosaica, encontra-se o zelo nos seus mandamentos no tocante aosmenos favorecidos. Os ensinamentos bíblicos, em todas as suas conjunturas, seja no Antigo ou Novo Testamento, atestam a preocupação no cuidado prático da vida social do Povo de Deus e a sua responsabilidade individual e coletiva, em toda a sua amplitude no âmbito comum da sociedade, especialmente na vida dos irmãos da fé.
No período antigo e mais intensamente na Idade Média, algumas distorçõesforam inseridas no meio da igreja: a pobreza e a caridade passaram a possuir um valor meritório diante de Deus desvirtuando as verdadeiras motivações do socorro aos necessitados, tornando-se fatalistas em relação à pobreza. O pastor Alderí relata ainda, que com o passar do tempo, a composição social da igreja alterou ainda mais o conceito das boas obras, quando surgiu o entendimento de que asesmolas e demais assistências de caridade teriam como caráter meritório benefícios espirituais nesta vida e na futura aos que praticassem tais ações.
Na perspectiva teológico-Reformada, foi-se questionado esse aspecto meritório de beneficência medieval, contudo, os reformadores preservaram a ênfase na caridade cristã. A ênfase dada por Martinho Lutero sobre a responsabilidade social segundoFranklin Ferreira é a de que o cristão tem a liberdade de viver uma vida através da fé exercendo o serviço, conseqüência do amor a Deus. Augustus Nicodemus apresenta ainda o reformador João Calvino, que trata das questões relacionadas com a responsabilidade social da igreja partindo da convicção de que Cristo é o Senhor de todos os aspectos da vida humana, e de que a Palavra de Deus deve regular todas...
tracking img