A influencia da linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Influência da Lingüística no Ensino de Gramática no Ensino Fundamental e Médio e nos cursos de Letras

Resumo

A presente pesquisa tem a finalidade de retratar a realidade do ensino de Língua Portuguesa nas escolas de ensino fundamental e médio, bem como no curso de graduação de Letras. O ensino de gramática no Brasil passa atualmente por um momento confuso quanto a questões como o queensinar e como ensinar. A lingüística tem contribuído para esclarecer esses questionamentos desde que foi introduzida como disciplina obrigatória nos cursos de Letras. O ensino na formação do professor de língua portuguesa reflete diretamente o ensino de gramática nas escolas. Os PCN’S trazem propostas que enfatizam o uso da linguagem e as variações lingüísticas livres de preconceito, contribuindopara que o aluno adquira competências que o ajudem utilizar a linguagem escrita e falada em diferentes contextos sociais .

Palavras-chave: ensino de gramática, lingüística, Ensino Fundamental e Médio, cursos de Letras.

Introdução
É visível a todos que estão relacionados com o ensino de língua portuguesa no Brasil a necessidade de mudança nos métodos de ensino de gramática no ensinofundamental e médio. Essa mudança é necessária visando a grande ineficiência dos alunos quanto à necessidade de se comunicarem em diferentes situações sociais. O ensino de gramática predominante no ensino fundamental e médio ainda se baseia na gramática normativa, preocupada apenas com regras. A contextualização e a produção de textos necessárias para que eles adquiram a competência comunicativa são rarasno ensino de gramática. De acordo com os PCNs, a lingüística está contribuindo com suas pesquisas científicas no ensino de gramática desde 1960, o que nos faz perguntar por que o ensino continua inalterado?
Na tentativa de esclarecer essa pergunta, buscou-se, com este trabalho, avaliar a formação dos professores de português, questionando até que ponto o ensino de gramática na graduação forneceaos professores as ferramentas mais adequadas a um ensino contextualizado que objetive o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos e não a mera transmissão de regras gramaticais. Esta é uma pesquisa teórica, propondo uma discussão que contribua para a melhora do ensino de língua portuguesa nas escolas. A lingüística aparece como possibilidade de mudança na concepção do ensino degramática, direcionando os estudos para tais objetivos.
De acordo com Ilari (1992), a Lingüística surgiu como disciplina dos cursos de Letras no início da década de 60 atrelada à esperança de se renovar o ensino de língua materna, até então limitado à transmissão de nomenclaturas gramaticais. Esta disciplina busca formar um profissional sensível à diversidade das situações sociais, com o propósito deanalisar fatos da língua, sem preconceitos.
A fim de melhor fundamentar nossa discussão, é necessário primeiro o conhecimento do que é a gramática.
“Acontece que a noção de gramática é controvertida; nem todos os que se dedicam ao estudo desse aspecto das línguas a definem da mesma maneira. No que segue, proponho que se aceite, para efeito de argumentação, que a palavra gramáticasignifica “conjunto de regras”. Possenti (1992).
Para uma melhor concepção do que é gramática, mais duas citações:
(1) “A gramática é concebida como um manual com regras de bom uso da língua a serem seguidas por aqueles que querem se expressar adequadamente .” Travaglia (2008)

(2) “gramática é o conjunto sistemático de normas para bem falar e escrever, estabelecidas pelos especialistas, com base nouso consagrado pelos bons escritores”
Franchi (1991:48 apud Travaglia 2008)

Com uma concepção mais clara do que é gramática, podemos compreender melhor os tipos que a compõem:
Os tipos de gramáticas mais conhecidos são a gramática normativa, gramática descritiva, e a gramática internalizada. Ao caracterizar cada um dos tipos de gramática, Possenti (op.cit.) explica que a gramática...
tracking img