A responsabilidade dos conselhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
23/6/2006 09:35:00
A responsabilidade dos Conselhos

Devemos a Michael Porter a definição das variáveis que determinam o ambiente competitivo. Com ele, aprendemos o sentido lógico da análise dosfatores que geram vantagens competitivas nos negócios. Embora o modelo de Porter seja bastante amplo e às vezes até um pouco complexo, seu legado mais importante é a identificação dos diferenciaiscompetitivos que uma empresa desenvolve e que seus concorrentes não são capazes ou têm muita dificuldade de replicar.

A análise e aprovação das estratégias das empresas é uma das responsabilidadesprimordiais dos Conselhos de Administração. Mas cabe ao Conselho uma missão maior: o questionamento sobre quais diferenciais competitivos serão criados e de que forma irão impactar na eficiênciaoperacional dos negócios.

Para resumir, estratégia é "criar e explorar diferenciais competitivos que se traduzam em crescimento lucrativo dos negócios, elevado retorno sobre os capitais investidos, geraçãode caixa positivo e aumento de market-share".

Os Executivos apoiados por seus Conselhos precisam primordialmente conhecer a dinâmica dos mercados em que atuam, onde estão os diferenciaiscompetitivos de suas empresas, e que ações devem ser tomadas para proteger e explorar esses diferenciais, criando dificuldades para os concorrentes copiá-los.

Estratégias são essencialmente planos paraatingir e sustentar performance através dos diferenciais competitivos. Não são idéias de como desenvolver um produto ou serviço e vendê-los lucrativamente, mas quais novos produtos podem ser lançados equais mercados podem ser conquistados considerando os diferenciais competitivos já existentes. Conselhos eficazes deverão saber avaliar e aprovar essas estratégias e que de fato agregam valor aosnegócios.

A análise se torna simples considerando que há apenas três tipos originais de diferenciais competitivos:

1) De custo - O que permite às empresas produzirem de forma mais econômica que seus...
tracking img