A responsabilidade do gestor no processo de mudança na cultura dessas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- Qual a responsabilidade do gestor no processo de mudança na cultura dessas organizações?
Um grande responsável pelas mudanças é o líder. Os líderes influenciam a cultura na medida em que favorecema existência de um sentimento de sucesso da organização e se são capazes de reduzir a ansiedade inerente ao processo de mudança (SCHEIN, 1992).
Para que as organizações sejam eficazes, os gestorestêm que efetivamente serem líderes, desempenhando um papel fundamental na formação e na transmissão da cultura organizacional. É importante frisar que: “liderança difere de gerenciamento; enquantogerenciamento é lidar com a complexidade, ou seja, tende a propiciar ordem e consistência ao se planejar estruturas organizacionais e acompanhar os resultados, liderança é lidar com a mudança, éestabelecer uma visão de futuro” (KOTTER, 1992).
“Na era pós-moderna a liderança ganha à dimensão do gerenciamento da imagem, dos símbolos e dos sentidos. Com isso, liderar deixa de ser dirigir e comandar paraconvencer e seduzir”. (WOOD JR., APUD CALDAS E MOTTA, 1997).
Isso significa que uma das qualidades da nova liderança é a disposição de se ver como parte do problema existente, como um dos elementosdo sistema que precisa mudar. Esses líderes produzem uma imagem onde existe um discurso simples e soluções, também, simples, para resolverem problemas complexos.
Dependendo do caráter da mudança eda complexidade de seu gerenciamento, é importante definir uma equipe de mudança, que, sob a liderança do gerente da mudança, possa estabelecer os diagnósticos organizacionais, os planos de mudança,supervisionar e avaliar suas implantações.
No processo de mudança organizacional cada membro da organização deve obrigatoriamente ser envolvido. Gerentes, supervisores ou chefes de equipe são chamadospara liderar e conduzir algum aspecto do processo. Nesse sentido, é mais importante ter a liderança de grupos e não de pessoas. Essa liderança transformadora deveria ter as seguintes capacidades e...
tracking img