A reitegracao do idoso na familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Inclusão do Idoso junto a Família

1 Apresentação

O envelhecimento é praticamente comum a todos os seres vivos, devendo ser entendido como um processo absolutamente natural, regido porbases fisiológicas.
As ideias errôneas a respeito do envelhecimento como uma doença, levaram a sociedade a combatê-lo, rotula-lo e estigmatiza-lo.
Por esses motivos as pesquisas científicas realizadasnos últimos anos se deteram em todos os aspectos orgânicos, psíquicos, sociais, econômicos e culturais.
Considerando as afirmações acima, enfatizaremos a família como parte integrante e indispensávelno processo de envelhecimento, visto que só a família pode desenvolver e manter o equilíbrio físico e afetivo do individuo.
Momentos de crise e períodos de transição são pertinentes à família,podendo levar o indivíduo idoso a um desequilíbrio psicossocial da família. Logo, a atenção da família é primordial para melhorar e manter a qualidade de vida do idoso nesta fase da sua vida e o papel dafamília destina-se ao resgate de valores do indivíduo dentro e fora da família,através de informações pertinentes ao cotidiano e soluções restauradoras ou adaptativas.
Portanto a estruturação desseprojeto em desenvolvimento baseia-se nos conhecimentos do processo de envelhecimento e mostra que é imprescindível a presença e colaboração da família junto ao idoso para que essa integralização se tornepossível.
Segundo Jonas (2004, p.24) ensina que,
Ao serviço social cabe pensar nas atividades mais adequadas a essa faixa etária. Deste modo, os programas e serviçosoferecidos através de dos serviços sócias preocupam-se em preencher este tempo ocioso, com atividades formuladas empiricamente ( grupo de convivências, atividades artesanais, culturais, físicas eesportivas etc.), sem uma base teórica consistente, no mas das vezes produzindo o que é feito noutros lugares.
A casa de Repouso Bom Jesus, fundada em 2009, sem fins lucrativos abriga hoje 90 idosos e...
tracking img