A real do dia das bruxas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HALLOWEEN – DIA DAS BRUXAS
Histórico:
Halloween teve a sua origem na Civilização Celta, há cerca de 2.000 anos atrás. Os Celtas ocupavam as áreas da Irlanda, Reino Unido, Norte da França, Norte de Portugal e Galiza. Estes adoravam a beleza da natureza, os seus Deuses principais eram o Deus Sol e Samhain - Senhor dos Mortos e do tempo frio do Inverno.
No calendário Celta, o último dia doano é o dia 31 de Outubro, celebrando-se o Samhain, a festa mais importante. Acreditava-se que neste dia (31 de outubro) havia uma ligação com dois mundos é o momento priveligiado em que o mundo humano comunica com o síd (o Outro Mundo), acreditando-se que durante a noite os espíritos dos mortos vagueiam pela Terra.

[pic]

Os druidas (autoridades mais elevados dos celtas (Sacerdotes))acendiam fogueiras nos topos das serras; o fogo, no qual sacrificavam animais em honra ao Deus Sol, era considerado sagrado. À meia-noite a adoração ao Deus Sol terminava para começar a adoração do Samhain.
Os druidas ocupavam o topo da hierarquia, eram verdadeiros sacerdotes, celebravam o culto, além de que prestavam justiça, entregavam-se às especulações filosóficas e teológicas, e com base noconhecimento das ciências da natureza praticavam a medicina. Os druidas eram mais importantes que o próprio rei.
Os Celtas nesta noite (31 de outubro) vestiam peles e cabeças de animais e organizavam grandes festins imitando o que se pensava ser o Outro Mundo – mundo dos mortos.


Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam àprocura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser esta a única chance de vida após a morte (reencarnação). Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, paraque elas se tornassem frias e desagradáveis. Também colocavam nas casas objetos assustadores tais como: caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas. Além disso as pessoas vivas colocavam fantasias e fazendo muito barulho desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.

Perseguição dos Celtas:
Por volta do ano43 depois de Cristo, quase toda a totalidade do território Celta foi conquistado pelo Império Romano e nos séculos seguintes as quatro principais festas Celtas foram cristianizadas. Samhain tornou-se assim o dia de Todos os Santos celebrado a 31 de Outubro.
Por ser uma festa pagã, foi condenada pela Igreja Católica na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia dasBruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição (tribunal da Igreja Católica).
Actualmente, o Halloween ainda é uma noite de superstição e mistério. Uma altura especial em que devemos honrar os nossos antepassados.


Origem da Palavra Halloween:
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãsfemininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
Em inglês All Saints Day ou ALL Halows Day, a terminologia foi evoluindo de All-Hallows Eve para a actual designação: Halloween


Travessuras ou Gostosuras?(Trick-or-treat)
A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas asAlmas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu
 
Simbolos e seus significados:...
tracking img