Revivendo os contos de fadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Educacional Serra dos Órgãos
Centro Universitário Serra dos Órgãos
Centro Educacional Serra dos Órgãos


REVIVENDO OS CONTOS DE FADAS

PUBLICO ALVO: EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras iniciais:

Trabalhar os contos de fadas na Educação infantil é muito importante, pois através das narrativas temos a oportunidade de resgatar o mundo da leitura e da fantasia, tornando a aprendizagemsignificativa, estimulando a imaginação e a criatividade dos alunos. Além disso, as mensagens contidas nos contos de fadas, tais como: bondade, docilidade, coragem, altruísmo e afeto, são pontes que podem ser construídas no interior das crianças, pois envolvem questões de não-violência.
Outro aspecto a ser considerado, é que os contos de fadas por si só, já carregam importantes enfoquespedagógicos como as questões humanas necessárias para que as crianças enfrentem medos, angústias, disputas, ciúmes, morte, etc... E, à medida que as histórias são contadas, várias vezes e de diversas maneiras, as crianças vão elaborando suas próprias idéias, resolvendo conflitos e construindo referenciais do que é o bem e o mal. Através dos contos de fadas temos a possibilidade de resgatar diversos valores,estimular o diálogo, o espírito crítico, o prazer da ludicidade, ensinamentos e verdades que compõem o mundo da criança, sem distanciá-la do mundo real.


Sensibilização:

Livro: Só mais uma história de Douglas Steer

Resenha:
É hora de dormir e a melhor maneira de conseguir fazer os porquinhos adormecerem é ler uma história para eles. O problema é que eles apreciam tanto que querem mais emais.
Felizmente, Só mais uma história contém quatro minilivrinhos que recontam conhecidos contos de fadas, o bastante para fazer adormecer o porquinho mais atento!

Histórias contadas pela mamãe porca:
O porco príncipe; O porquinho feio; A porca borralheira; o príncipe e o porco.

Estratégias de ação:
Leitura de contos de fadas e histórias infantis;
Apresentar as histórias para os alunosatravés do livro, do teatro de fantoches de mão ou de vara, da TV e DVD, internet, data Show etc.
Conto das histórias com o tapete em ambientes fora da sala de aula;
Ouvir histórias utilizando data show, cd mp3 entre outros recursos;
Músicas e brincadeiras;
Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
Atividades diversas como: pintura, desenho, recortecolagem, confecção de fantoches (personagem das histórias contadas), dobradura e outros;
Confecção de um castelo utilizando materiais recicláveis.
Realizar pesquisas em livros da Biblioteca e na internet por meio de sites pré – selecionados pela professora.
Produzir com as crianças livros infantis dos quais elas deverão participar da construção e ilustração.


Sacola Era Uma Vez... CasteloEncantado


O desenvolvimento do trabalho contará ainda com os recursos da Sacola Era Uma Vez, onde um aluno sorteado leva a sacolinha para casa. Dentro haverá um livro de história e um caderno de registro. Com ajuda de um adulto, o aluno deverá realizar a leitura do livro e registrar ao seu modo o que foi lido.

Castelo Encantado

E ainda, o Castelo Encantado, onde cada estudante trará suascontribuições à ornamentação interna do castelo que será montado. Estas contribuições poderão ser objetos, desenhos, notícias, figuras, livros, adesivos, filmes, fantasias entre outros, de acordo com imaginação.


Encerramento:

Uma festa real.




















Relatório do projeto:
(relatório transcrito em: 16/07/ 2010)


O projeto iniciou com o Livro: Só mais umahistória de Douglas Steer onde mamãe porca conta histórias para seus filhinhos dormirem. Cada história apresentada pela mamãe porca possuía os porquinhos como personagens, ou seja, princesa porca, o príncipe porco, a bruxa porca, a porca madrinha dentre outros.

Ao final de cada minilivrinho era pedido a identificação da história - “No nosso universo como conhecemos essa historinha?” - As...
tracking img