Planejamento e politicas publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento e Políticas Públicas

PLANEJAMENTO CONCEITOS E TIPOLOGIAS

Planejar: é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer. É um processo intelectual, a determinação consciente de cursos de ação, a tomada de decisão com base em objetivos, fatos e estimativas submetidas à análise. (KOONTZ, Harold, 1974).

Planejamento: é um processo queconsiste em determinar os objetivos de trabalho, ordenar os recursos materiais e humanos disponíveis, determinar os métodos e as técnicas aplicáveis, estabelecer as formas de organização e expor com precisão todas as especificações necessárias para que a conduta da pessoa ou do grupo de pessoas que atuarão na execução dos trabalhos seja racionalmente direcionada para alcançar os resultadospretendidos. (ESTOL, Eduar & ALBUQUERQUE, Stella, 2000).

Planejamento: é a definição de um futuro desejado e de todas as providências necessárias à sua materialização. Planejar é pré-determinar um curso de ação para o futuro, é um conjunto de decisões interdependentes, é um processo contínuo que visa produzir um estado futuro desejado (que somente acontecerá se determinadas ações forem executadas) e é aatividade anterior à tomada de decisão. O planejamento, pois, contribui para que as tarefas sejam mais bem realizadas e objetivos sejam mais facilmente atingidos, por pessoas ou organizações. Ordena as ações e dá prioridade a elas. Permite mapear dificuldades ou obstáculos e, assim, escolher previamente caminhos alternativos. (PETROCHI, Mário, 1998).

O planejamento, do ponto de vistagovernamental, consiste em um processo que estabelece objetivos, define linhas de ação e planos detalhados para atingi-los sobre o setor, como ele deverá chegar à posição que os administradores públicos almejam, combater os riscos e tirar partido das vantagens previsíveis. Pode-se distinguir os seguintes pontos básicos, definir cursos de ação e determinar as necessidades de recursos. (BENI, Mário Carlos,1999).

O planejamento deve seguir uma metodologia bem elaborada, isto é, deve estar de acordo com todas as etapas e processos pelos quais deverá passar o plano a ser executado. Depende do envolvimento, esforço e empenho do grupo que o realizará, para não se tornar apenas um elenco de informações dispersas, de ordens e recomendações. É preciso que todos participem de sua elaboração, para que oplanejamento obtenha uma sincronia entre todas as tarefas, evitando o acúmulo de funções e desperdício de tempo. (ISSA, 2001).

Estratégia: é um conjunto harmonioso e integrado de objetivos que são de importância fundamental para a sobrevivência satisfatória e a longo prazo de uma organização. (PETROCHI, Mário, 1998).

Estratégia: é a forma como se deve conduzir uma atividade, a fim de se alcançarsatisfatoriamente os objetivos fixados e se aproximar da situação desejada. (EMBRATUR, 1992).

O planejamento estratégico procura definir objetivos gerais, estabelece diretrizes e normas para o relacionamento da organização com seu entorno, é voltado para decisões de longo prazo e grandes repercussões, e indica a direção que a organização deve seguir. (PETROCHI, Mário, 1998).

O planejamentoestratégico consiste na criação de valores e condições que possibilitem à empresa optar por ações diante de oportunidades e ameaças, pontos fracos e fortes, otimizando as relações e vantagens competitivas em relação ao ambiente ou setores envolvidos. Relaciona-se aos objetivos de longo prazo e às maneiras e ações para alcança-los, afetando a empresa como um todo. (KUAZAQUI, Edmir, 2000).Planejamento tático: é o processo gerencial cujo objetivo é a otimização de determinado setor da empresa, visando sua eficiência. Transforma objetivos gerais em objetivos específicos para execução de programas ou projetos e é voltado para decisões de curto e médio prazos. (KUAZAQUI, Edmir, 2000).

Planejamento Operacional: trata da execução, por meio de métodos apropriados de todos os planos e...
tracking img