A questao do trabalho no brasil

Páginas: 2 (464 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
O pensamento sociólogo de Karl Marx
O pensamento sociológico do alemão Karl Marx, o qual contribuiu muito para o desenvolvimento da Sociologia ao salientar em suas teorias que as relações sociaisdecorrem dos modos de produção. Segundo Marx, o homem relaciona-se com outros seres humanos, dando origem às relações de produção e o conjunto dessas relações leva ao modo de produção.
Essesistema de produção divide a sociedade em duas classes distintas: a dos proprietários e a dos não proprietários das ferramentas de trabalho ou dos meios de produção. Para sobreviver, esta última é obrigadaa vender para a primeira sua única propriedade, a força de trabalho. Esse processo gera uma desigualdade muito grande entre as classes, pois a classe dos proprietários, a fim de acumular capital,explora a classe dos expropriados como se fosse parte de sua propriedade, o que caracteriza o capitalismo. Portanto, o pensamento sociológico de Karl Marx gira em torno de uma sociedade capitalista.Trataremos então, de explanar sobre o pensamento sociológico de Karl Marx. De acordo com as ideias expressadas nas suas principais obras - Manifesto do partido comunista, A luta de classes em França e OCapital, fica claro que seus trabalhos giram em torno de estudar, compreender e explicar o Capitalismo como sendo um fruto da sociedade moderna. Portanto, não se pode falar do pensamento sociológico deMarx sem falar do Capitalismo, pois um dos fatores que caracteriza esse sistema é a produção e, para Marx, o estudo do modo.
O pensamento sociólogo de ÉmileDurkheim
Outro grande pensador que contribuiu muito para o estudo da sociedade e dos processos de socialização foi o sociólogo francês David Émile DurKheim (1858 – 1917), apontado como um dos primeirosgrandes teóricos da Sociologia. Durkheim apesar de ser formado em Direito e Economia dedicou seus estudos à Sociologia. Foi o primeiro a dar aulas de sociologia e o primeiro a definir com clareza o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A questão do trabalho no brasil
  • Questao do trabalho no brasil
  • A QUESTÃO DO TRABALHO NO BRASIL
  • A questão do trabalho no brasil
  • A questão do Trabalho no brasil
  • A questão do trabalho no brasil
  • A questão do trabalho no brasil
  • A QUESTAO DO TRABALHO NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!