A qquestao da lei no ambiente empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O trabalho apresentado é uma análise proposta para solucionar o problema do sumiço de mercadorias da área de embalagens e pacotes da Indústria de papéis.
As Disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica, Psicologia Organizacional, Estatística, Direito Empresarial e Trabalhista e Contabilidade de Custos, estão inseridas no contexto do trabalho contribuindo para a resolução domesmo, ou seja, são alicerces para a resolução das questões propostas na tomada de decisões.
Uma das funções do Administrador é resolver problemas como esses que surgem no dia-a-dia da profissão, visando sempre o melhor para a empresa.
O trabalho aborda temas como: Rescisão do Contrato de Trabalho, Motivação e Desempenho, Área Contábil da empresa, solução de conflitos e Gestão de Pessoas, temasesses que certamente nortearão a vida profissional de um Administrador.

Desenvolvimento

A Supervisora tomou uma atitude precipitada e imprópria demitindo a funcionária Ana. E se todas as funcionárias se negassem a serem revistadas, ela iria demitir a todas? Certamente que não. Portanto essa foi uma atitude tomada por impulso, onde o melhor a se fazer seria o diálogo entre ambas. Visto quese por um lado Ana se negou a ceder à revista para não ser descoberta, caso fosse ela a culpada, por outro lado, ela poderia não estar envolvida no sumiço das mercadorias, e ter se negado à ser revistada apenas pelo constrangimento em ter que ficar somente de roupas íntimas, pois mesmo estando só entre mulheres, poderia se sentir envergonhada tendo sua intimidade invadida se sentido exposta à umconstrangimento perante às colegas de trabalho, tanto pelo fato de terem que ficar só de roupas íntimas e serem revistadas, quanto pela desconfiança do desvio de caráter.
A Revista foi uma atitude mal planejada por parte da Administração, pois não alcançou a eficácia desejada, visto que não foi um procedimento adequado, eficaz e legal, pois a revista íntima é proibida por lei, como consta na CLT-Consolidação das Leis do Trabalho, disposto no Art. 373 no Inciso VI:

Art. 373- Ressalvadas as disposições legais destinadas à corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, é vedado: (Artigo incluído pela Lei nº 9.799, de 26.5.1999)
[...]
VI- proceder o empregador ou preposto a revistasíntimas nas empregadas ou funcionárias. (Inciso incluído pela Lei nº 9.799, de 26.5.1999)

Como Administrador da empresa, afim de minar os conflitos gerados pelo procedimento adotado, investiria em palestras sobre conscientização de diversos temas, tais como: motivação, desempenho, honestidade, caráter, respeito, incentivo e de moralidade, ética e cidadania. Desenvolveria momentos de reflexão,mostrando vídeos da atuação deles no dia-a-dia dentro da empresa, mostrando sempre a história de fundação da mesma, a trajetória, do que a empresa enfrentou para chegar até ali, investiria mais na comunicação, dando voz ativa aos funcionários para se expressarem, expondo suas idéias e sugestões, melhorando assim a interação entre Gestor e funcionários, ou seja, pequenas ações mas que podem fazer adiferença, oferecendo resultados fantásticos. Acredito que tocar no interior das pessoas, seja uma forma de conscientizá-los sobre seus atos, podendo assim direcioná-las à integridade, tanto como funcionário, tanto como cidadão.
Analisando o fato de que a revista resultou numa desmotivação geral, houve a necessidade de criar um programa que incentive o maior número de funcionários, sendo assim,acredito que o melhor a se fazer seria criar um programa onde ao atingir a meta proposta, cada funcionário pudesse escolher que tipo de benefício ele optaria por receber, no qual poderia ser benefício em dinheiro, uma gratificação, um dia de folga, dentre outras que estivessem ao alcance da empresa, pois tendo a liberdade de fazer a própria escolha quanto ao mérito desempenhado por atingir a meta...
tracking img