A psicopedagogia subsidiando o/a educador/a no processo de aquisição da leitura e escrita nas séries iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSICOPEDAGOGIA SUBSIDIANDO O/A EDUCADOR/A NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS

Angelice Chaves Dias[1]


RESUMO: O fato de vivermos em uma sociedade grafocêntrica, onde a escrita assume papel central atribuindo juízo de valor para os indivíduos que a dominam, é fundamental que o educador compreenda de que forma o processo de aquisição da leitura e escritase dão. Dessa forma, o propósito principal desse trabalho é compreender de que forma as mudanças sociais acarretadas pela globalização influenciam no fracasso escolar, principalmente no que se refere ao processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica tendo como base principal os seguintes autores: Emília Ferreiro, AnaTeberosky, Piaget, Vygotski, Délia Lerner e Sandra Bozza que contribuem para uma reflexão sobre o processo de aquisição da leitura e escrita, permitindo compreender que a aprendizagem da leitura e escrita inicia-se muito antes do aluno ter acesso ao ensino sistematizado na escola, uma vez que parte de um sujeito que busca a aquisição desse conhecimento questionando-se em relação a forma que o mesmo seorganiza. Além de apontarem possibilidades de um currículo significativo que nos remete para uma dinâmica viva e contextualizada para a construção do conhecimento em relação a aquisição da leitura e escrita. Além disso, a psicopedagogia, a aprendizagem é sempre possível, desde que oportunizada pelas interações do sujeito, com o objeto de aprendizagem, mediado por outros sujeitos interagindomutuamente, apontando para uma reflexão fundamentada acerca dessa demanda mutante em prol de uma atuação positiva e satisfatória no processo ensino-aprendizagem.




PALAVRAS CHAVE: Alfabetização. Aprendizagem. Leitura e escrita. Fracasso escolar.

1 Introdução

Existe a crença de que um aluno bem alfabetizado possui melhores condições de obter sucesso na vida escolar. Da mesma forma, ofracasso está quase sempre atrelado a uma alfabetização malfeita ou ao aluno que nunca se alfabetiza.
A formação inicial do educador não o prepara para trabalhar com a diversidade que o mundo atual o impõe: turmas lotadas, alunos com distorção série/idade, iniciando no ensino fundamental sem freqüentar a educação infantil, metodologias que mudam o tempo todo atendendo a imposições do sistema,implementação do ciclo básico de alfabetização de forma horizontal sem a perspectiva do docente e as demandas naturais da sociedade contemporânea.
Assim, educadores e alunos permanecem a deriva de um sistema que ainda não encontrou seu caminho.
Naturalmente, as dificuldades sempre existiram, mas compreender de que forma as mesmas se apresentam atualmente nas salas de aula poderá apontar caminhos paraa solução dos desafios enfrentados em relação a alfabetização no Brasil.



“Apesar de o momento atual apontar a necessidade de compreensão, respeito e valorização das diferenças como enriquecedoras do nosso contexto, muitas famílias e escolas ainda consideram as diferenças como problema. O diferente ainda assusta e intimida, em vez de promover mudanças, reflexões edesenvolvimento”. (ISABEL PAROLIM, 2005, p..36)






Certamente, identificar possíveis situações de aprendizagem, contribuirá para que o educador possa intervir positivamente no processo, a partir de uma nova perspectiva em relação ao erro, entendendo-o, como parte essencial para a construção do conhecimento.
A melhor área que poderá contribuir para a efetivação desse processo de maneirasignificativa e exitosa, para o aluno e educador é a psicopedagogia, que com seus recursos pode nortear o trabalho do educador a fim de, perceber que a aprendizagem se dá em todos os momentos de nossas vidas, desde que oportunizada pelas interações do sujeito, com o objeto de aprendizagem, mediado por outros sujeitos interagindo mutuamente.
Entender que o erro é parte do processo é uma possibilidade...
tracking img