O brincar no desenvolvimento da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

CÁTIA SIMONE MARINHO SANTOS



RESUMO

O presente artigo pretende sensibilizar os professores de educação infantil e do ensino fundamental das séries iniciais do importante papel que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento da criança. Para isso se faz necessário saber o significado do brincar, conceituar osprincipais termos utilizados para fazer menção ao ato de brincar, tornando-se também fundamental analisar o papel do educador neste processo lúdico, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona. Faremos também algumas considerações importantes sobre os jogos e brinquedos. Desta forma, espera-se oferecer uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e em especialna vida da criança, além de compreendê-lo como atividade fundamental da infância e pré-adolescência para o desenvolvimento humano.

Palavras chaves: Brincar, lúdico, processo, aprender e reflexão.


1. INTRODUÇÃO
Segundo Almeida, o brincar é uma necessidade básica e um direito de todos, é uma experiência humana, rica e complexa (ALMEIDA, 2000). O brincar é ferramenta essencial e necessáriaao processo de desenvolvimento humano. O lúdico abrange o brincar e tem o mesmo sentido de infantil, diz respeito ao “inútil” do ponto de vista imediato, refere-se à atividade em si mesma que não visa algum outro fim, mas que tem grande importância no processo de desenvolvimento em longo prazo (KISHIMOTO, 1995). O senso lúdico tem papel fundamental para o ser humano, tanto no início como durantetoda sua vida, devendo fazer parte do dia-a-dia de cada um, pois favorece a construção prazerosa do viver e da convivência social, pois sabemos que:

A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito(Declaração Universal dos direitos da Criança, 1959).

A infância é um período privilegiado durante a vida humana para o desenvolvimento de brincadeiras diversas. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que a criança aprende e se desenvolvem nos mais amplos sentidos por meio das brincadeiras e atividades lúdica.
A brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança, pois évista como um recurso que pode estimular o desenvolvimento infantil e proporcionar meios facilitadores para a aprendizagem escolar, sendo, infância e brincadeira termos que dificilmente se apresentam separados, pois é na infância que, através da brincadeira, a criança desenvolve varias etapas do seu desenvolvimento, entre eles a parte sócia, cognitiva, afetiva e motora, conforme estudo de Oliveira.A evolução lúdica, notadamente, nos primeiros anos de vida mostra que ao brincar a criança desenvolve a inteligência, aprende prazerosa e progressivamente a representar simbolicamente sua realidade, deixa, em parte, o egocentrismo que a impede de ver o outro como diferente dela, aprende a conviver. O lúdico “não está nas coisas, nos brinquedos ou nas técnicas, mas nas crianças, ou melhor,dizendo, no homem que as imagina, organiza e constrói” (OLIVEIRA, 2000, p.10).



2. O BRINCAR E A REALIDADE: A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL

Brincar é uma atividade cotidiana na vida das crianças. É o brinquedo a forma pela qual ela resolve a maioria dos conflitos criados pelas limitações do mundo em que vive e que é, eminentemente, um mundo dosadultos. Através da brincadeira a criança expressa sua forma de representação da realidade. Sobre a importância do ato de brincar para o desenvolvimento psíquico do ser humano, Bettelheim afirma que:

Nenhuma criança brinca espontaneamente só para passar o tempo. Sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas...
tracking img