Dosagem de concreto - corpo prova

Páginas: 29 (7191 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2013
OBJETIVO

O proporcionamento dos materiais do concreto, também conhecido por dosagem do concreto, é um processo através do qual é obtida a melhor proporção entre cimento, agregados, água e aditivos para produzir um concreto que atenda a certas especificações prévias.
Tendo como propósitos da dosagem obter um produto que atenda tais especificações, sendo a trabalhabilidade do concreto fresco ea resistência do concreto endurecido a uma idade definida, os requisitos normalmente mais importantes destas especificações.
Tendo também como propósito de dosagem dos concretos obter uma mistura de concreto que satisfaça os requisitos de desempenho ao mínimo custo possível; ou seja, pressupõe escolher os materiais componentes com base não só naqueles mais adequados, mas que também sejamdisponíveis a preços razoáveis.
Sendo assim o objetivo amplo da dosagem do concreto pode então ser resumido como a escolha dos materiais adequados entre aqueles disponíveis e a determinação da combinação mais econômica destes que produza um concreto que atenda a certas características de desempenho mínimo.





TRABALHABILIDADE

A trabalhabilidade é definida pela, como a propriedade que determinao esforço necessário para manipular uma quantidade de concreto fresco com uma perda mínima de homogeneidade. O termo manipular inclui as operações das primeiras idades como lançamento, adensamento e acabamento.
A consistência, medida pelo ensaio de abatimento de tronco de cone ou pelo aparelho Vebe é usada como simples índice da mobilidade ou da fluidez do concreto fresco. O esforço necessáriopara adensar o concreto é regido pela suas características de fluxo e pela facilidade com que a eliminação dos vazios pode ser atingida sem abalar a estabilidade. A estabilidade é um índice simultâneo de capacidade de retenção de água (oposto de exsudação fenômeno cuja manifestação externa é o aparecimento de água na superfície após o concreto ter sido lançado adensado, porém antes de ocorrer suapega) e de capacidade de retenção do agregado graúdo na massa do concreto fresco (oposto da segregação que é a separação dos agregados da argamassa do concreto fresco de tal forma que sua distribuição não é mais uniforme). Uma medida qualitativa destas características é usualmente coberta pelo termo coesão. A trabalhabilidade é composta de pelo menos dois componentes principais:
• Fluidez:facilidade de mobilidade;
• Coesão: resistência à exsudação e a segregação.
Tal como a durabilidade, a trabalhabilidade não é uma propriedade intrínseca do concreto, pois deve ser relacionada ao tipo de construção e métodos de lançamento, adensamento e acabamento. Um concreto que pode ser prontamente lançado em uma fundação maciça sem segregar, poderia ser totalmente inadequado para uma peça estruturalfina. Um concreto, que é considerado trabalhável quando estão disponíveis vibradores de alta freqüência pode não ser trabalhável se for usado adensamento manual.
A importância da trabalhabilidade em Tecnologia do Concreto é obvia. Ela é uma das propriedades básicas que devem ser atendidas. Independente da sofisticação usada nos procedimentos de dosagem e outras considerações, tais como custo,uma mistura de concreto que não possa ser lançada facilmente ou adensada em sua totalidade provavelmente não fornecerá as característica e durabilidade esperadas.
A definição de trabalhabilidade, a natureza desta propriedade, e a sua dependência do tipo de construção e dos métodos de lançamento, adensamento e acabamento, são as razões pelas quais nenhum método único de ensaio pode ser projetadopara medir trabalhabilidade.
O ensaio universalmente usado, que mede a consistência do concreto, é denominado ensaio de abatimento do tronco de cone. Para o mesmo propósito, o segundo método em ordem de importância é o ensaio Vebe, que tem mais significado para misturas mais secas. O terceiro método é o ensaio do fator de compactação, que procura avaliar a característica de compactabilidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise de corpos de prova de concreto
  • corpos de prova concreto
  • ENSAIOS DE COMPRESSÃO EM CORPOS DE PROVA DE CONCRETO
  • Relatório
  • Concreto Fresco Ensaio de abatimento e Moldagem de Corpo de Provas
  • ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE CURA DOS CORPOS DE PROVA DE CONCRETO
  • ANÁLISE DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO EM CORPOS DE PROVA EM CONCRETO
  • DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DE CORPOS-DE-PROVA DE CONCRETO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!