A psicologia a favor de uma educação de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSICOLOGIA A FAVOR DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

PSICOGÊNESE DA APRENDIZAGEM
Professores-Organizadores
Ms. Leomar Kieckhoefel
e Ms. Paulo Ramos, 2008


Há pouco tempo atrás a psicologia era vista para tratamento de problemas psicológicos, ou melhor, mentais, mas nos dias atuais, ela passou a fazer parte de tudo no nosso mundo, através do nosso comportamento, ou melhor, modo deagir, de pensar, de sentir e de ser, assim definimos quem somos individualmente. E desse modo ela vem se destacando principalmente na educação, no auxilio da busca de soluções, para os problemas educacionais com base e discussões de pensadores comprometidos na transformação da educação. Os principais pensadores são:
Jonhann Friedrich Herbart (1776 – 1841)via o pensamento pedagógico alicerçado emduas bases: na ética como tarefa para estabelecer os fins da educação e a psicologia a ciência para os meios. Sendo assim, foi um importante critico da teoria das faculdades mentais para explicar a vida psíquica, porém, foi John Dewey (1859-1952) a primeira admitir a importância da critica herbartiana para o campo educacional, que segundo Dewey o mérito de Herbart, foi postular que o ensinodeve-se considerá-lo uma atividade consciente, intencional, com método e processos definidos.
Contudo, Dewey critica Herbart, pelo fato de omitir aspectos ativos da aprendizagem da criança, pois discordava a maneira exagerada de conceber a influência da matéria apresentada do exterior sobre a formação do espírito. E Dewey concebe o homem em um processo de continua interação com o meio que o circunda.Sendo assim, a escola teria que ser vista como um meio para influir na direção moral e mental, cumprindo três funções especiais, segundo Dewey (1959)
(a) Proporcionar um ambiente simples, selecionando experiências úteis, para que o aluno compreenda o real das coisas mais complexas;
(b) Eliminar os aspectos negativos que o meio ambiente influência nos hábitos mentais;
(c)Coordenar, na vida mental de cada individuo as diferentes influências do meio social em que vive.
Diferente de Herbart, Dewey não separa os fins dos meios da educação, que implica para desenvolver o pensamento do individuo em contato com a cultura a que pertence, sem deixar de destacar que Dewey é um dos mais importantes da escolanovismo.
Edouard Claparède é também um dos representantes daescolanovismo, porém, apresenta algumas diferenças, especialmente com relação a Dewey. Na verdade ele acreditava que a psicologia era a única a dar fundamento cientifico à pedagogia, precisando assim estudar as manifestações naturais da criança. Ele atribuía aos psicólogos duas missões complementares: uma que é descobrir as leis do desenvolvimento que servem para todos e ao mesmo tempo em que pudessedeterminar as diferenças existentes em cada criança, classificando-as em diferentes perfis mentais e psicológicos.
Claparède considera fundamental que a escola valorize as diferentes aptidões e inteligências para preocupar ao aluno o desenvolvimento de suas habilidades particulares.
As diferenças que Claparède tem em relação a Dewey são, enquanto para Dewey separa a psicologia da filosofia, ou seja, osfins dos meios. Claparède advoga esta separação.
Para Jean Piaget (1896-1980) poder ter fundido suas idéias no Brasil, foi preciso da ajuda de Claparède, que no movimento escolanovista defendia a importância de conhecer a criança, sendo assim, Piaget foi um dos mais importantes colaboradores de Claparède no Instituto J. J. Rosseau.
Piaget postula que o desenvolvimento humano está subordinado adois grupos de fatores: Os fatores de hereditariedade e da adaptação biológica, porém, depende da evolução do sistema nervoso e dos mecanismos psíquicos elementares, e os fatores de transmissão ou de interação social, entre os quais inclui a educação.
Piaget inaugurou a Epistemologia Genética onde os principais aspectos são:
1. Independência de estágios: todo conhecimento novo, necessita ser...
tracking img