A psicologia ou as psicologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO






1. INTRODUÇÃO ...............................................................................................03



2. A MORTE E AS SUAS REPRESENTAÇOES................................................04



3. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS .......................................................09



4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................22



REFERÊNCIAS .........................................................................................................23


























INTRODUÇÃO





A Psicologia Organizacional, segundo Camargo (2009), era denominada de Psicologia Industrial, que surgiu como disciplina no dia 20 de dezembro de1901, quando Walter Dill Scott expôs a um grupo de empresários de Chicago, argumentos persuasivos e convincentes sobre a utilização da Psicologia na Publicidade. Um marco foi o trabalho de Frederick Wislow Taylor (1980) pioneiro da administração científica. Ele julgou resolver de forma definitiva os problemas de produção. Sua suposição era que se o trabalhador desempenhasse corretamente suas funçõesa empresa teria mais lucros.


O Psicólogo Organizacional objetiva proporcionar melhor interação entre a empresa e aqueles que dela fazem parte e possibilitar melhores condições no ambiente de trabalho; por isso a palavra chave para designar esse importante papel é: humanização, ou seja, é um profissional que está nas empresas voltado para a gestão do patrimônio humano das organizações.Este trabalho é uma análise da atuação da Psicologia especificamente no contexto organizacional no intuito de clarificar a ambientação e familiarização do grupo de acordo com o conteúdo abordado na disciplina e dos autores que escreveram sobre ela.


Pretende-se fazer um breve mapeamento das tendências já consolidadas na atuação profissional, mas, sobretudo tentar perceberalgumas tendências que estejam submergindo dentro deste contexto. Para isto, foram entrevistados 3 (três) profissionais Psicólogos, e os dados obtidos sobre a sua atuação, a população atendida, a função social, a formação acadêmica e a remuneração; serão apresentados, analisados e discutidos a partir desse instante pelos nobres colegas do grupo respectivamente.
Análise e discussão dos dadosA seguinte análise busca a priori fazer uma interação com a teoria da psicologia organizacional e as entrevistas coletadas pelo grupo, considerando principalmente as atividades de atuação, a função social, a formação e o mercado de trabalho.


Considerando o campo de atuação do Psicólogo Organizacional ou do Trabalho, podemos constatar que basicamente sua prática profissional estáalicerçada no seguinte tripé: Recrutamento, seleção de pessoal e treinamento (Bettoi, 2012).


Sampaio (1998) descreve atividades mais específicas, bem com áreas diversas de atuação, conforme quadros abaixo:Nas entrevistas realizadas pelo grupo observamos algumas destas atividades exercidas por estes profissionais, a saber: avaliação tipológica de perfil, avaliação comportamental e desempenho, seleção e recolocação, desenvolvimento, aplicação de testes, treinamento, pesquisa de clima organizacional, plano de cargos e salários, consultoria e cursos voltados para empresários e...
tracking img