A psicologia em um novo contexto mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UM NOVO CONTEXTO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA: SITUANDO A PSICOLOGIA

São apresentados nesse texto, alterações em todo o mundo que vem gerando impactos profundos na produção científica atual. Desde a década de 90, profissionais de diversas áreas tentam dar um novo sentido a situação caótica que nos encontramos, desconstruindo as antigas teorias e buscando novas respostas que expliquem nossa novarealidade.
Algumas ciências, como a Filosofia, a Sociologia, já pode se observar alguns efeitos desse novo contexto intelectual pois, os novos conhecimentos vem servindo de base e referência em muitos trabalhos, sendo abandonadas as antigas que eram dadas como absolutas. Mas é de observar que o mesmo não vem ocorrendo com a Psicologia, porque muitos psicólogos analisam novos sentimentos baseados emvelhos conceitos, e deixam de captar as novidades do homem moderno.
Grandes mudanças no ambiente social do indivíduo podem desencadear mudanças em seu campo psicológico, por isso temos a necessidade de conhecer as transformações sociais para sermos capazes de compreender o novo indivíduo (em seu plano psicológico). Dentro dessas mudanças, as autoras exemplificaram três correntes teóricas daatualidade, visando munir os profissionais em psicologia sobre esse novo contexto da produção científica atual.

2.1 TEORIAS PÓS MODERNAS

As autoras apresentam a organização das teorias pós-modernas em torno de duas posições principais. A primeira dada é a discussão das condições contemporâneas de produção de conhecimento, tendo Jean-François de Lyotard e Gianni Vattimo como seusrepresentantes; e em segundo é dada a discussão das às condições de produção da ordem capitalista contemporânea, (de forte influência a teorias marxistas) David Harvey, Frederic Jameson e Zygmunt Bauman, como representantes.
Na primeira, seu percussor Lyotard nos dá uma visão panorâmica da pós modernidade, comparando as condições de produção científica modernas e pós modernas, além de afirmar que, no períododa pós modernidade não é mais possível descrever o mundo de uma forma universal e com discursos científicos unificados. Ele afirma que vivemos em um período histórico no qual o mundo é percebido como fragmentado, complexo e imprevisível. Vattimo dá continuidade e aprofundamento à discussão de Lyotard e critica a dificuldade de algumas posições teóricas contemporâneas, ao encarar o pós modernismocomo um processo de desumanização, o que impede que uma nova e importante visão seja percebida.
Na segunda, Jameson, Harvey e Bauman, se apropriam de conceitos modernos para pensar no mundo atual. São opositores a Lyotard e Vattimo (eles consideram suas concepções ingênuas) e interpretam o pós modernismo através das ”modernas idéias do marxismo”. No entanto, esse grupo enfatiza o modo de produçãocapitalista como principal tipo de análise, e colocam secundariamente as condições pós modernas de produção do conhecimento. Para Jameson a “ pós modernidade é uma nova época do capitalismo” e essa ampliação capitalista foi que estruturou nossa sociedade em torno de bens materiais, de informação e também de cultura.

2.2 Teorias da Modernização Reflexiva
Essa teoria surgiu de uma discussãosobre a modernidade versus a pós modernidade e afirma qe as transformações sociais em curso configuram em outro momento da própria modernidade e ao contrário do quem pensam os sociólogos pós modernos não consideram que o mundo contemporâneo seja caótico e fragmentado, pois acreditam que há sempre uma forma de coesão social operante. As autoras apresentam, os principais conceitos de três autores.Beck (a sociedade risco), segundo esse autor, a sociedade contemporânea é definida como modernização reflexiva, onde o confronto, a interação e o conflito dos antigos temas da modernidade sejam ligados com os novos riscos para a humanidade. Ele parte do conceito de que a modernização reflexiva é, portanto, um movimento assistemático. Os aspectos tecnológicos enfatizados por ele, são destacados os...
tracking img