TRABALHO DE INFORMATICA

2001 palavras 9 páginas
Atualmente não se coloca em dúvida que estamos vivendo um momento de profunda transformação social à medida que os computadores e a informática ocupam cada vez mais um papel central e fundamental em nossas vidas e em nosso trabalho. Empresas e instituições de diferentes dimensões e ramos de atuação dependem de sistemas informatizados. Como seria possível existir hoje um aeroporto, um hospital, uma universidade ou uma prefeitura sem a utilização de sistemas para controle e gerenciamento das atividades?
No Brasil, a informática vem sendo aplicada como instrumental específico para a Psicologia discutir as potencialidades e a lacuna que ainda existe nesta área no que diz respeito ao uso da informática como um instrumento para gerenciar serviços e para facilitar a realização de pesquisas em Psicologia clínica. Optou-se por incluir apenas a produção nacional, dado que se tratando de um assunto especializado, informática aplicada à Psicologia, a produção estrangeira não poderia ser facilmente utilizada no Brasil devido à falta de versões dos softwares em língua portuguesa bem como acerca de questões envolvendo regulamentação profissional e validação científica local.
Também se excluem dos objetivos deste artigo a utilização de softwares genéricos como pacotes de escritório, programas de estatística e programas para pesquisas experimentais, dado que esses não são criados para a utilização na prestação de serviços psicológicos.
O Conselho Federal de Psicologia tem prestado maior atenção à informática, principalmente devido ao advento da Internet, realizando eventos como o I e o II Psicoinfo (I Seminário Brasileiro de Psicologia e Informática e II Seminário Brasileiro de Psicologia e Informática) em 1998 e 2003.
Os Conselhos Regionais e o Federal de Psicologia também estão sensíveis às interfaces entre Psicologia e Informática e as novas possibilidades de oferta de serviços psicológicos e editaram a Resolução 012/2005 (CFP, 2005), que regulamenta o atendimento psicológico

Relacionados

  • ISO 15408
    26328 palavras | 106 páginas
  • ProInter TCC Aplica o Final
    19114 palavras | 77 páginas
  • Analise Ergonomica Equipe De Limpeza
    22085 palavras | 89 páginas
  • Kant
    25383 palavras | 102 páginas