A profissionalidade docente em tempos de mudança- questões

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TEOLOGIA BATISTA BETEL – FTTB
COORDENAÇÃO DE PÓS – GRADUAÇÃO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

A PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM TEMPOS DE MUDANÇA- QUESTÕES

HELÍADAMARJANE DA SILVA LIMA DE ANDRADE

RIO BRANCO-AC
2012
QUESTÕES

1.Qual o conceito de profissionalidade docente em tempo de mudança?

R. Segundo Nóvoa (2009, p. 18), “a afirmação profissional dosprofessores é um percurso repleto de lutas e conflitos”. Esse conceito de profissionalidade tem sofrido alterações bem como constrangimentos ao longo do processo histórico e ainda hoje sofrecontrovérsias. Há um processo de construção, onde o professor deve acompanhar e se adequar as mudanças. O professor deve ter consciência de que os alunos aprendem de formas diferentes e como tal ele deverárecorrer variadas tecnologias e técnicas que se adaptem ás várias formas de aprendizagens.2.O que é ensinar?

R. Ensinar vai muito além de repassar conteúdos, ensinar essencial e integrante de uma construção de conhecimentosa longo prazo, contribuindo dessa forma, para uma aquisição e desenvolvimento de novas competências e habilidades no aluno.

3.O que é aprender?

R. Nas palavras de Roldão (2010,p.21), aprenderé “ fazer com que o outro seja conduzido a aprender/aprender o saber que alguém disponibiliza.” O professor eficaz, deverá recorrer a variadas metodologias e técnicas que se adéqüem às diferentesformas de aprendizagem.

4.O que é avaliar?

R. Avaliar significa dar uma nota, teoricamente sobre conhecimentos e conteúdos adquiridos. Segundo Roldão: “ não basta verificar que o aluno sabe oconteúdo, importa passar para o nível interpretativo e operacionalizado, mas sim de monitorizar e registrar o progresso dos alunos, dando-lhes a conhecer a sua própria evolução.”

5.Qual o papel do...
tracking img