A pos modernidade e o caos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Pós-Modernidade e o Caos
A fragilidade do pensamento contínuo próprio da modernidade diante do novo contexto de sociedade chama a atenção para a urgência de uma mudança de abordagem.
Modo de Abordagem da sociedade moderna
É importante perceber o modo como se aborda a sociedade caótica que não segue uma linearidade e que vive outro dinamismo. Não se pode prever e nem se utilizar de métodoslineares e enrijecidos para abordar a sociedade pós-moderna. (ORDEM = estabilidade fundamentada na auto-semelhança).
SISTEMAS DINÂMICOS
Cibéria, o cibermundo que se instaurou com a chegada dos computadores é das transformações decorrentes da tecnologia de rede. O mesmo princípio da auto-semelhaça. Fractal é uma figura geométrica que pode ser repartida e as partes terão características do todo,dessa forma se assemelhando ao caos. O Fractal é o gráfico conseguido por meio de equações não-lineares que fogem da linearidade convencional se aproximando da realidade que é formada por formas irregulares.
Qualidade dos fractais: 1- traça representações muito mais precisas do mundo em comparação com as figuras da geometria tradicional. 2- Um objeto fractal pode ser dividido em inúmeras partes, mascada uma delas será semelhante à representação original, independentemente do corte que é feito da imagem ou de suas escalas. Elas são semelhantes, mas dificilmente idênticas. Elas possuem um “padrão oculto”, uma ordem escondida. É nessa questão que o fractal se aproxima do caos. Existe uma ordem, contudo essa é diferente do que percebemos nos sistemas lineares, por que segue uma disposiçãodiferente da que encontramos nos sistemas lineares.
O Renascimento é usado como termo de recapitulação dos acontecimento utilizando de ideias antigas, mas atualizadas ao ambiente de caos. Esses renascimentos mudam a cultura das pessoas. O atual renascimento teria se iniciado com a ida do homem a lua, com isso a pintura se modificou, os computadores mudaram o modo de comunicar e etc. Esse novorenascimento tem uma característica irrefutável: o caos.
Primeiramente, pode-se supor que a evolução é um caminho no qual é preciso transcender dimensionalidades, isto é, tanto maior o desenvolvimento evolutivo quanto mais alto se fizer o nível de dimensionalidade. Em segundo lugar, a perspectiva intuitiva de cada ser humano recapitula todo o cenário, assumindo, mais uma vez, qualidade fractal, e cadauma das múltiplas recapitulações são igualmente importantes.
É por meio da valorização e da manifestação dos pontos de vista individuais que é possível tomar a atitude correta diante do caos: novamente, focalizar a descontinuidade a fim de entender sua natureza; reconhecer seus padrões auto-semelhantes confiando na própria capacidade interpretativa.
Por isso que se fala que uma atitude podedesencadear outras, assim como uma equação não-linear é formada por etapas que influenciam uma às outras. O caos parte de pontos separados mas que se relacionam em uma ‘causa-consequência’ como por exemplo os níveis de violência no trânsito e a cotação na bolsa de valores. Enquanto isso, as abordagens tradicionais são usadas como forma de fugir do caos, usando a linearidade e o entendimento por meio dadualidade: como bem e mau, quente e frio e etc. Isso se opõe a questão da individualidade colocada acima. O medo da livre escolha dos indivíduos.
Esse atual renascimento permitiu uma nova perspectiva, com o surgimento dos computadores e da internet, a comunicação se modificou. Os indivíduos estão cada vez mais livres para se posicionar e informar publicamente. Esse é um exemplo de como atecnologia está como ferramenta de “enfrentamento” do caos.
SCREENAGERS
Literalmente, screenager é aquele que vive na idade da tela. Trata-se dos garotos que nasceram e se desenvolveram em uma cultura mediada por uma tela, seja ela a da televisão, a do computador ou de outra tecnologia que se apresente. Na condição de jovens, são mais capazes de fazer as identificações recapituladas, incorporar...
tracking img