A Politica Economica Braisleira 2015

1306 palavras 6 páginas
A POLITICA ECONOMICA BRASILEIRA – 2015

Além de apresentar sua equipe ─ formada principalmente por economistas ortodoxos ─ Levy defendeu a austeridade fiscal, cortes de subsídios do BNDES e o fim das desonerações para setores específicos. Por um lado, abraçou medidas de simplificação tributária. Por outro, falou da possibilidade de um aumento de impostos.
Mas se há consenso de que a posse de Levy deve ser o início de um novo ciclo na política econômica, também há dúvidas tanto sobre o grau de autonomia que o novo ministro terá para liderar essa guinada quanto sobre a capacidade de essas políticas impulsionarem o crescimento da economia.
Leia mais: Ajuste econômico: Por que o Brasil vai na contramão da Europa?
Para Silvio Campos Neto, da consultoria Tendências, por exemplo, as mudanças propostas por Levy vão na direção certa, ao priorizar a responsabilidade fiscal e dar seriedade à gestão das contas públicas. "Mas ainda não sabemos como o Planalto vai reagir se essas medidas começarem a afetar o emprego e renda das famílias", diz ele.
Já para o economista heterodoxo Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, a estratégia é equivocada.
"Com Levy, (a presidente) Dilma Rousseff está tentando repetir o que foi feito no primeiro governo Lula, quando o ministro Antônio Palocci implementou uma série de políticas de austeridade para recuperar a confiança dos mercados. O problema é que em 2003 o crescimento só foi retomado em função do crescimento da China e valorização das commodities e o contexto em que vivemos é outro", opina.
Leia mais: Levy é confirmado para Fazenda, mas analistas questionam se terá autonomia
Abaixo confira o que, segundo indicações do discurso de Levy e medidas já anunciadas pelo governo, pode mudar na condução da política econômica:
1) Ajuste fiscal
Para alcançar 'primário', governo deverá cortar gastar e aumentar impostos
Em 2014, o governo havia se comprometido a economizar 1,9% do PIB para pagar os juros

Relacionados

  • Engenharia El Trica Unitau Grupo 5 Tema 3 Plano Real Rev 01
    5455 palavras | 22 páginas
  • MATRIZ ENERGÉTICA
    5958 palavras | 24 páginas
  • Aeroportos brasileiros e a copa de 2014
    7408 palavras | 30 páginas
  • Infraestrutura Bacia do C rrego Floresta
    21085 palavras | 85 páginas