Engenharia El Trica Unitau Grupo 5 Tema 3 Plano Real Rev 01

5455 palavras 22 páginas
“SEMINÁRIO DE ECONOMIA”

Alunos: Diego Souza
Diogo Rodrigues
Itiel Ramos
Marcel Carlos
William Cabral

PLANO REAL
1. INTRODUÇÃO

DEFINIÇÃO – “Foi o programa brasileiro de estabilização econômica que promoveu o fim da inflação elevada no Brasil, situação que já durava aproximadamente trinta anos. Até então, os pacotes econômicos eram marcados por medidas como congelamento de preços”.

OBJETIVO – A implantação da nova moeda, o Plano Real, buscava equilibrar a inflação no período e iniciar um novo ciclo de desenvolvimento econômico.

CENÁRIO – No início de 90, o Brasil vivia um cenário econômico de superinflação. Por atingir valores altos, a inflação chegou a ser apelidada de “dragão” e atingiu seu ápice em 1993, com 2700%, segundo números do IGP-DI (índice de preços da FGV). A variação nos preços tornou famosa a máquina de remarcar preços, que etiquetava os produtos com novos valores mais de uma vez por dia, em algumas ocasiões.

O Plano Real sucedeu uma sequência de planos econômicos que não surtiram efeitos e levaram ao aumento da inflação (o objetivo era justamente o contrário), crise de abastecimento nos mercados, demissões, entre outras consequências. (Quem nasceu na década de 90 não vivenciou os desdobramentos). Em comum, esses planos, lançados entre os governos dos presidentes José Sarney (entre 1985-1990) e Fernando Collor de Mello (entre 1990-1992), apostavam no congelamento de preços e salários, medida que se mostrou ineficaz contra a inflação.

RELEVANTE – O Plano Real, foi precedido e foi complementado, por um conjunto de reformas econômicas — ajuste fiscal, liberalização comercial, reestruturação das empresas privadas, privatização das empresas estatais e reforma da administração pública.

HISTÓRIA – Em 1984, os estudos sobre inflação finalmente amadureceram. André Lara Resende, que vinha trabalhando no problema da inflação desde sua tese de doutorado no MIT, publicou em setembro, na Gazeta Mercantil, um artigo brilhante, A moeda

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas