Aeroportos brasileiros e a copa de 2014

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Estudo de Caso
Gargalo Estrutural dos aeroportos brasileiros na Copa do Mundo de 2014

Andressa Zanetti
Éricka Lima
Fábio Assol
Reinaldo Alves
Renata Massari
Victor de Castro

Sorocaba / SP
Setembro 2012

Gargalo Estrutural dos aeroportos brasileiros
na Copa do Mundo de 2014Trabalho acadêmico na disciplina de Tarifas e Custos Logísticos do Curso Superior de Tecnologia da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba.
Professor Adilson

Sorocaba / SP
Setembro 2012
1. Resumo

Este estudo de caso tem como objetivo abordar a situação dos aeroportos brasileiros na atualidade e o que deve ser mudado para que os mesmos sejam capazes de receber o Mundial de Futebol em 2014.Serão abordadas questões que abrangem desde o modelo de gestão dos aeroportos, a demanda, nível de serviço, órgãos responsáveis, entre outros assuntos, até as mudanças que deverão ocorrer para que o Brasil não se prejudique no cenário internacional.

2. Introdução

Histórico da Evolução do Aeroportos no País

Em 1921 um imigrante alemão, Otto Ernest Meyer, desembarcou no Brasilprocurando apoio para formar uma companhia de transporte aéreo, mas apenas em 1925 conseguiu tal apoio.
Em 1926 cedeu 26% das ações da sua empresa a Condor Syndikat, uma empresa que vendia aeronaves alemãs, em troca de um avião.
Em 1927 transporta os primeiros passageiros pagantes da história da aviação brasileira, e funda a VARIG (Sociedade Anônima Empresa de Aviação Aérea Rio Grandense).
Apartir dai a VARIG criou suas linhas, comprou mais aviões (hidroaviões e aviões tradicionais), abriu pequenas pistas e instalou uma pequena estação de passageiros ao lado de uma pista.
Nos anos 30 o país percebe a importância da aviação na defesa do país e promove iniciativas na construção de bases aéreas.
Em 1936 foi implantado no Rio de Janeiro o principal aeroporto do país (aeroporto SantosDumont).
A Pan American Airways inaugurou em 1937, um edifício, com amplo saguão, bar e restaurante, configurando assim, o início da construção de um aeroporto.
Segundo Santos (1985), o governo dos Estados Unidos teve importante papel no desenvolvimento da infra-estrutura aeronáutica braisleira, pois com o desenrolas da Segunda Guerra Mundial , aquele país procurou locais estratégicos paraimplantação de pistas de apoio aos grandes bombardeios.
Os Estado Unidos financiou então, a construção, reforma e ampliação dos aeroportos de Macapá, Belém, São Luiz, Fortaleza, Natal, Recife, Maceió e Salvador. Foi assim que surgiram as primeiras pistas de pouso pavimentadas no Brasil.
Em 1941 foi criado o Ministério da Aeronáutica, permitindo o desenvolvimento da infra-estrutura aeroportuáriabrasileira. Posteriomente a Diretoria de Engenharia da Aeronáutica também influenciou esse aperfeiçoamento nos aeroportos.
Em 1960 com a chegada dos jatos no transporte aéreo, aquelas pistas financiadas pelos norte americanos não eram mais adequadas.
O estudo realizado pela CCPAI (Comissão Coordenadora do Projeto do Aeroporto Internacional) concluiu a necessidade de execução de dois grandesaeroportos situados em São Paulo e Rio de Janeiro, por concentrarem 55% do tráfego doméstico e 90% do tráfego internacional. O do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1977 e, somente a partir dessa fase , é que os novos terminais aeroportuários puderam incorporar os conceitos mundialmente usados voltados ao perfil dos passageiros (Santos, 1985).
Em 1973, a Hidroservice, a convite do governoestadual, propõe um novo sítio aeroportuário para a cidade, situado na cidade de Guarulhos – SP. Em 1976, durante a administração do governador Paulo Egydio Martins, o “Livro Branco” continha a proposta de impantação do aeroporto em Caucaia do Alto (DAESP, 1978). Em 1985 foi inaugurado o Aeroporto Internacional de São Paulo.
Em 1975 foi construido o Aeroporto Internacional de Manaus, sendo o...
tracking img