A pessoa auto-realizada segundo maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A PESSOA AUTO-REALIZADA SEGUNDO MASLOW
O termo de pessoa “auto realizada” é muito conhecido, pois Abraham Maslow fez de modo profundo e extenso, assim as atenções dos especialistas da psicologia e do grande público fossem voltadas para os aspectos positivos da maturidade psicológica, conhecida também por auto realização. Em vez de estudar pessoas enfermas, Maslow interessou-se por pessoassaudáveis, que faziam uso de suas capacidades e potencialidades de forma plena e vivessem de forma ativa, seja ela de formação intelectual simples ou avançada.
Define-se essencialmente como um crescimento físico, intelectual, emocional e espiritual de uma pessoa, ou seja, na utilização de todos os recursos e potencialidades do indivíduo.

HIERARQUIA DAS MOTIVAÇÕES

Todo adulto normal experimenta anecessidade de sentir-se útil e efetivo, realizar um trabalho cujo qual é capaz de manter uma família e de prestar algum serviço à sociedade. Mesmo que não esteja explicito na teoria de Maslow podemos aproximar a teoria do conceito de busca da perfeição infinita que encontramos nas motivações espirituais ou religiosas.
Segundo Maslow todas as necessidades humanas de forma geral poderiam serreduzidas a umas poucas motivações básicas que seguiria uma hierarquia (mais ou menos fundamentais).
A hierarquia das necessidades estaria organizada da seguinte forma:
- As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da sua espécie: alimentação, sono, sexo, excreção, homeostase.
- As necessidades de segurança constituem busca de proteção contra uma ameaça ouprivação, a fuga e o perigo.
- As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.
- As necessidades de estima envolve a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além do desejo de força e de adequação de confiançaperante o mundo, independência e autonomia.
- As necessidades de realização pessoal são as mais elevadas, pois caracteriza-se como um desejo de realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se contínuo.
De acordo com Maslow as necessidades superiores não exercem todo o seu dinamismo, pois dependem das necessidades básicas para se plenificarem de forma satisfatória. Logo pessoas autorealizadas seriam aquelas que aprenderam a satisfazer razoavelmente todas as necessidades apontadas.

CARACTERÍSTICAS DA PESSOA AUTO-REALIZADA

Eficiente percepção da realidade: essa capacidade nos faz captar de forma objetiva e honesta a realidade, além de nos fazer agir de acordo com a percepção que fazemos daquilo que observamos. A pessoa não somente percebe objetivamente a realidade externacomo é capaz de fazer uma correta interpretação da mesma.
Aceitação de si, dos outros e da natureza humana: a pessoa madura conhece os traços de sua personalidade, suas motivações, suas habilidades e limitações. Tendo enraizado estes princípio, fica fácil a aceitação do outro, de forma que a pessoa se torna mais compreensiva e paciente com os demais, especialmente aqueles que lhe desagradam.Espontaneidade: a facilidade em expressar sentimentos e emoções de forma natural, madura e criativa, sem se deixar levar descontroladamente por reações emocionais.
Concentração nos problemas: essa capacidade demonstra o desapego pelos próprios interesses, de forma com que sua energia fique voltada para atender os problemas alheios, como o cuidado pelos demais e o progresso comum.
Autonomia e razoávelindependência dos outros: esta capacidade faz o indivíduo capaz de tomar suas próprias decisões e assumir responsabilidades sem depender excessivamente da opinião ou aprovação alheia.
Independência quanto à cultura e ao meio: é praticamente a aplicação da autonomia com relação ao ambiente cultural que cada um tem que viver. Entra nesse conceito a Individualidade: que seria uma forma de...
tracking img