Neuronios espelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Neurónios Espelho



ÍNDICE

Como está o cérebro dividido?.........................................................................3
O que são os neurónios?..................................................................................4
A descoberta dos neurónios espelho................................................................5
Os neurónios espelho(desenvolvimento)......................................................6,7
Conclusão.........................................................................................................8
Bibliografia........................................................................................................9

Como está o cérebro dividido?

O cérebro é o principal órgão do sistema nervoso e também, considerado pormuitos, o principal órgão de todo o corpo humano uma vez que se trata do principal responsável de todas as ações, emoções, memórias, percepções, sensações, entre muitas outras atividades associadas à vida humana.

O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebro, sendo bastante rico em neurónios. Este encontra-se dividido em quatro lobos principais: o lobo frontal, o parietal, ooccipital e o temporal.
* O lobo frontal fica localizado na região da testa, e é responsável, principalmente, pelas nossas intenções n execução de ações.
* O lobo parietal localizado na parte superior do cérebro, possibilita a recepção de sensações, sendo por isso responsável por alguns dos cinco sentidos humanos.
* O lobo occipital está localizado na parte inferior do cérebro e é oprincipal responsável pela visão e o processamento visual.
* O lobo temporal que se situa na parte inferior do cérebro e é responsável pela memória, o reconhecimento, as emoções e também pelas sensações auditivas.


O que são os neurónios?

O neurónio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervosa. Há cerca de 86 bilhões de neurónios no sistemanervoso humano.
O neurónio é constituído pelas seguintes partes: corpo celular (onde se encontra o núcleo que armazena o material genético), dendrites (prolongamentos numerosos e curtos do corpo celular, receptores de mensagens), axónio (prolongamento que transmite o impulso nervoso vindo do corpo celular) e telodendrites.

Compreendemos então que como as células hepáticas estão para o fígadoou os glóbulos vermelhos para o sangue, os neurónios estão para o cérebro, sendo estes a unidade básica e estrutural do cérebro e do sistema nervoso.

A descoberta dos neurónios espelho

Os neurónios espelho foram descobertos por acaso em 1995 por um grupo de investigadores orientado por Giacomo Rizzolatti1.
Esta descoberta foi um simples acaso uma vez que o grupo se encontrava amonitorizar a atividade cerebral dos macacos quando faziam o movimento de alcançar.
Um dia, um investigador imitou inadvertidamente o movimento do macaco enquanto ele estava a ver. Muitos de nós esperamos que o macaco o imite pois é algo que estamos habituados a ver estes animais a fazer, sendo por isso frequentemente utilizada a expressão “macaquinho de imitação”. No entanto, este grupo descobriualgo mais. O macaco não só imitara o movimento como a sua atividade cerebral fora idêntica à atividade que ocorrera quando o próprio macaco executa o movimento sem o sentido de realizar qualquer imitação.

1 Giacomo Rizzolatti – Neurologista italiano, nascido a 28 de Abril de 1937 em Kiev, na Ucrânia. Bastante premiado mundialmente devido
aos seus artigos científicos.

Os neurónios espelhos(desenvolvimento)

Os neurónios espelho foram descobertos na área de planeamento motor do cérebro do macaco e posteriores estudos de imagiologia2 sugerem que também existem nos humanos. Contudo, a sua função no cérebro humano ainda não está totalmente explicada, mas muitos cientistas acreditam que os neurónios espelho são a base da empatia.
O sistema espelho humano parece ser mais amplo do que o...
tracking img