Fisiologia dos sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEURÔNIOS ESPELHO1
Allan Pablo Lameira2, Luiz de Gonzaga Gawryszewski3 e Antônio Pereira Jr.4
Universidade Federal Fluminense - UFF Universidade Federal do Pará - UFPA

Os neurônios espelho foram descritos inicialmente em macaco Rhesus. Estes neurônios disparavam quando o macaco realizava ações específicas (como pegar uvas passa) ou quando ele observava a mesma ação realizada por outro macaco oupor um pesquisador. Assim, estes neurônios possibilitam a compreensão da ação e/ou da intenção de outro animal pela ativação subliminar desta ação nos circuitos fronto-parietais. Estes neurônios estariam envolvidos com a origem da linguagem humana e a sua disfunção poderia causar autismo. Nesta revisão, descrevemos, em humanos e em primatas não-humanos, as áreas corticais com atividade tipo“neurônio espelho” e as áreas envolvidas com o planejamento e a execução explícita e implícita de ações. Existe uma grande sobreposição entre estas áreas, bem como com as áreas envolvidas com o reconhecimento da lateralidade de partes do corpo. Sugerimos então que os neurônios espelho também podem estar envolvidos com o reconhecimento da lateralidade de partes do corpo. Descritores: Neurônio espelho.Sistema dos neurônios espelho. Tempo de reação. Imagem motora.

Histórico s neurônios espelho foram descobertos por Rizzolatti e colaboradores na área pré-motora de macacos Rhesus na década de 90 (Gallese, Fadiga, Fogassi, & Rizzolatti, 1996; Rizzolatti, Fadiga, Gallese, & Fogassi, 1996). Es1 2 3 4 Apoio financeiro do CNPq, FAPERJ, CAPES, PIBIC-UFF, PROPP-UFF e UFPA. Pós-Graduando do Programa deNeuroimunologia do Departamento de Neurobiologia - UFF. Endereço eletrônico: allanlameira@yahoo.com.br Docente do Departamento de Neurobiologia - UFF. Docente do Departamento de Fisiologia do Centro de Ciências Biológicas - UFPA.

O

Psicologia USP, 2006, 17(4), 123-133.

123

Allan Pablo Lameira, Luiz de Gonzaga Gawryszewski e Antônio Pereira Jr.

tes pesquisadores demonstraram que alguns neurônios daárea F5, localizada no lobo frontal, que eram ativados quando o animal realizava um movimento com uma finalidade específica (tipo apanhar uma uva passa com os dedos) também eram ativados quando o animal observava um outro indivíduo (macaco ou ser humano) realizando a mesma tarefa. A importância desta descoberta para a compreensão direta da ação e/ou da intenção do outro animal ou ser humano foiimediatamente percebida (Gallese et al., 1996; Rizzolatti et al., 1996; Rizzolatti & Craighero, 2004). Ou seja, os neurônios espelho, quando ativados pela observação de uma ação, permitem que o significado da mesma seja compreendida automaticamente (de modo pré-atencional) que pode ou não ser seguida por etapas conscientes que permitem uma compreensão mais abrangente dos eventos através de mecanismoscognitivos mais sofisticados (ver revisão em Gallese, 2005). Além de um estímulo visual explícito (observação de uma ação), estes neurônios podem também ser ativados por eventos que possuem apenas relação indireta com uma determinada ação: (1) a partir de um som habitualmente associado a uma ação, como por exemplo o barulho da quebra da casca de um amendoim (Kohler et al., 2002) (2) pela deduçãoimplícita da continuidade de uma ação, como, por exemplo, quando um macaco observa o movimento de uma mão na direção de um objeto oculto por um anteparo colocado posteriormente à apresentação do objeto ao animal (Umiltà et al., 2001). Da mesma forma, não é só a ação manual que é capaz de ativar os neurônios espelho. Por exemplo, existem neurônios-espelho que são ativados quando o macaco executa e/ouobserva ações relacionadas com a boca, tais como lamber, morder ou mastigar alimentos. Além disso, na mesma região onde são encontrados estes neurônios existe uma pequena percentagem de células que dispara quando macaco observa o experimentador fazer ações faciais comunicativas na sua frente (Ferrari, Gallese, Rizzolatti, & Fogassi, 2003). Em um outro estudo foram comparadas as regiões...
tracking img