A pessoa auto-realizada em maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A PESSOA AUTO-REALIZADA SEGUNDO MASLOW

O termo de pessoa “auto realizada” é muito conhecido, pois Abraham Maslow fez de modo profundo e extenso com que as atenções dos especialistas da psicologia e do grande público fossem voltadas para os aspectos positivos da maturidade psicológica, conhecida também como auto realização. Em vez de estudar pessoas enfermas Maslow se interessou por pessoassaudáveis, que faziam o uso de suas capacidades e potencialidades de forma plena e vivessem de forma ativa seja ela de formação intelectual simples ou avançada.
Define-se essencialmente a auto realização como sendo um crescimento físico, intelectual, emocional e espiritual de uma pessoa, ou seja, na utilização de todos os recursos e potencialidades do indivíduo. Esse conceito mostrou a importânciadas motivações especificamente humanas (autoestima, segurança, amor, desejo de conhecer, busca pelo prazer estético, etc.) diferentes da simples motivação (ou necessidade) biológica.

HIERARQUIA DAS MOTIVAÇÕES

Todo adulto normal experimenta uma forte necessidade de se sentir útil e efetivo, de realizar um trabalho com o qual é capaz de manter uma família e de prestar algum serviço àsociedade. Embora não se explicite na teoria de Maslow podemos aproximar sua teoria do conceito de busca da perfeição infinita que encontramos nas motivações espirituais ou religiosas, pode-se ilustrar esse exemplo com a célebre frase de Santo Agostinho de Hipona: “Fizeste-nos para vós Senhor, e o nosso coração está inquieto enquanto não repousar em vós...” (Conf. 1, 1). Segundo Maslow todas asnecessidades humanas de forma geral poderiam ser reduzidas a umas poucas motivações básicas que seguiria uma hierarquia (mais ou menos fundamentais).
A hierarquia das necessidades estaria organizada da seguinte forma:
- As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da sua espécie: alimentação, sono, sexo, excreção, homeostase.
- As necessidades de segurançaconstituem busca de proteção contra uma ameaça ou privação, a fuga e o perigo.
- As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.
- A necessidade de estima envolve a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além dodesejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia.
- As necessidades de realização pessoal são as mais elevadas, pois caracteriza-se como um desejo de realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se contínuo.
De acordo com Maslow as necessidades superiores não exercem todo o seu dinamismo, pois dependem das necessidades básicas para se plenificaremde forma satisfatória. Então pessoas auto realizadas seriam aquelas que aprenderam a satisfazer razoavelmente todas as necessidades apontadas, das básicas às mais complexas.

CONTRIBUTOS E PONTOS FRACOS

As afirmações de Maslow podem ser válidas se observamos casos gerais que ocorrem em circunstancias normais da vida humana, porém existem algumas condições extremas aos qual essa teoria não severifica, podemos ter como exemplo pessoas que arriscam e sacrificam seu bem-estar, sua segurança e até a própria vida por motivações ou ideais superiores. Esse método usado por Maslow pode ser um tanto experimental e a amostragem do seu estudo pode se ver afetado por certo subjetivismo.
Portanto, devem-se levar em conta os pontos positivos dessa teoria que são significativas. Entendeu-se que aauto-realização trata-se de um processo nunca acabado, pois estamos sempre sujeitos ao crescimento, amadurecimento, progresso. Também insiste-se que o indivíduo deve assumir sua responsabilidade para se esforçar e fazer bem o que faz.

CARACTERÍSTICAS DA PESSOA AUTO-REALIZADA

Eficiente percepção da realidade: essa capacidade nos faz captar de forma objetiva e honesta a realidade, além de nos...
tracking img