A pesquisa de clima organizacional em empresa do ramo de construção civil: um comparativo entre obra e escritório.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA DO RAMO DE
CONSTRUÇÃO CIVIL: UM COMPARATIVO ENTRE OBRA E ESCRITÓRIO.

Érika Guidote Fagundes¹;
Flávia Estefânia Trindade²;
Mário Lázaro Camargo³.

RESUMO

Este trabalho apresenta o relato das experiências do Estágio Supervisionado de Psicologia Organizacional do curso de Psicologia da USC, desenvolvido numa empresa de pequeno porte do ramode construção civil do Estado de São Paulo, que na ocasião da pesquisa realizava a construção de 268 casas populares. O objetivo do estágio foi aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional (P.C.O.) nos colaborados do escritório e da obra, visando sua função diagnóstica, permitindo verificar, através dos colaboradores, pontos positivos e negativos no funcionamento organizacional, possibilitando aelaboração de novas estratégias de atuação que beneficiem o trabalho dos colaboradores e, consequentemente, o desenvolvimento da empresa. Para tal, foram realizadas reuniões com líderes e colaboradores e visitas técnicas que auxiliaram na elaboração do questionário, os quais foram respondidos sem identificação, com aproximadamente 40 questões de múltipla escolha abrangendo aspectos físicos eculturais da empresa, assim como relacionamento interpessoal e remuneração; contou também com um espaço optativo de preenchimento dissertativo para comentários. Seguida à aplicação do questionário foi realizada a tabulação dos dados, análise estatística, formulação do relatório comparativo e apresentação dos resultados obtidos à liderança. A opção por esse instrumento foi em busca de um processo deavaliação da satisfação e bem estar dos colaboradores, conscientizando-os dos benefícios da P.C.O., com destaque à ética e sigilo na aplicação. A receptividade da liderança e dos colaboradores de uma forma geral foi significativa para o grande número de participantes, possibilitando assim a aprendizagem das alunas de forma efetiva em um dos principais fazeres do psicólogo organizacional.Palavras-chave: Pesquisa de Clima Organizacional. Comparativo. Construção civil.
Estágio. Psicologia Organizacional.

_________________________________________________________________________
¹Estagiária do Curso de Psicologia da Universidade Sagrado Coração – Bauru – SP.
E-mail: kikagfagundes@hotmail.com
²Estagiário do Curso de Psicologia da Universidade Sagrado Coração – Bauru – SP.
E-mail:flatrindade@hotmail.com
³Doutor em Psicologia e professor assistente do Curso de Psicologia da Universidade Sagrado Coração,
Bauru – SP. E-mail: mcamargo@usc.br

INTRODUÇÃO
Percebe-se que cada vez mais há status de necessidade crescente à compreensão da relação entre os processos sociocomportamentais e os processos de produção das empresas, dessa forma Zanelli et al. (2004) ressaltam que ofortalecimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho é uma resposta a essa demanda, tornando-se assim uma das contribuições mais significativas para o desenvolvimento dos negócios, auxiliando a organizar e legitimar a compreensão que as pessoas e as instituições requerem para funcionar da melhor maneira possível.
Nesse sentido, para haver excelência na organização é preciso falar em gestão depessoas. Mediante a um aporte de capital intelectual fundamentalmente baseado na condição humana, Chiavenato (2010) relata que o grande diferencial de uma organização, diante de tanto desenvolvimento tecnológico e globalização, está nas pessoas que nela trabalham, sendo essa a principal vantagem competitiva, é o que fortalece o vir a ser de uma empresa, sendo essas pessoas que produzem, vendem, servemao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios de toda organização, a qual terá sua personalidade mediante ao que for representado pelas pessoas nela presente, as quais devem ser consideradas como seres ativos e provocadores de decisões, empreendedores das ações, criadores da inovação e agregadores de valor dentro das organizações....
tracking img