A perspectiva da sociologia como ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA COMO CIENCIA

Sociologia ciência formadora do censo critico
A sociologia é uma ciência formadora do senso crítico, pois leva as pessoas a uma reflexão e compreensão da sociedade em que estão inseridos, e ajuda a formar cidadãos conscientes, problematizar questões cotidianas, oportunizar espaços de discussão.
Ciência é um conjunto de conhecimentosque usam métodos lógicos e sistemáticos, possui um objeto de estudo e é verificável e comprovado. A sociologia é uma divisão das ciências sociais que por sua vez é a ciência que estuda o mundo social, a sociedade. Quando falamos de sociologia, não estamos falando de trabalho social, a sociologia é o estudo cientifico do comportamento humano que é construído pela sociedade ou estudo das interaçõeshumanas. Neste sentido a sociologia é mais cientifica e teórico do que o trabalho social que é mais pratico.
Os sociólogos estudam e pesquisam as estruturas das sociedades, como grupos étnicos, classes sociais, gêneros, violência, alem das instituições como a família, estado, religião etc.
A ciência social nasceu da própria sociedade, por isso ela esta dentro do seu próprio objetode estudo.
Para concluir a sociologia é uma ciência formadora do senso critico por trazer a realidade brasileira e mundial a uma analise critica, por exemplo, o porquê das guerras religiosas, políticas, econômicas e indagando os motivos da injustiça social, alem de ajudar a ter voz dentro da sociedade, ate porque a sociologia é um exercício do pensar de forma inteligente.
Os principaisnomes da sociologia e seus objetos de analise
A sociologia surgiu no século XIX, sendo uma disciplina relativamente nova, na realidade é uma ciência que esta em processo de formação, quem consagrou o uso da palavra sociologia foi Augusto Comte, em 1839, por isso é considerado o pai da sociologia.
Baseando-se na definição de que a sociologia é uma ciência da sociedade, bem como seapoiando no conselho dos pensadores iluministas do século XVIII, que afirmavam que podemos entender as leis da sociedade humana aplicando-se os instrumentos da ciência, Auguste Comte insere uma nova teoria da sociedade, denominada positivista.
A "teoria positivista" partia do princípio de que os homens deveriam aceitar a ordem existente, não devendo contestá-la. Assim, também, ao serhumano cabe revelar o mundo não existindo a possibilidade de mudá-lo. O objetivo da sociologia, portanto, é definir o que a sociedade é e não dizer o que ela deveria ser.
O positivismo está alicerçado na prática da coleta de dados sobre determinada sociedade, cuja análise será feita através da constatação e confirmação desses dados. É composto pela experimentação, pelo pragmatismo epelo empirismo. Não basta, portanto, a apresentação de idéias vagas, sem consistência, e, principalmente, sem fundamentação. Para Auguste Comte as leis estabelecidas pela ciência deverão ser aceitas, não podendo haver nenhum tipo de contestação quanto ao que elas afirmam ou impõem.
Outro sociólogo que contribuiu muito para o desenvolvimento da sociologia foi Karl Marx, que dizia o seguinte: ohomem relaciona-se com outros seres humanos, dando origem às relações de produção, e o conjunto dessas relações leva ao modo de produção. Esse sistema de produção divide a sociedade em duas classes distintas: a dos proprietários e a dos não proprietários das ferramentas de trabalho ou dos meios de produção.
Para sobreviver, esta última é obrigada a vender para a primeira sua únicapropriedade, a força de trabalho. Esse processo gera uma desigualdade muito grande entre as classes, pois a classe dos proprietários, a fim de acumular capital, explora a classe dos expropriados como se fosse parte de sua propriedade, o que caracteriza o capitalismo. Portanto, o pensamento sociológico de Karl Marx gira em torno de uma sociedade capitalista ou do materialismo (vontade de acumular bens)....
tracking img