Marketing holistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Com o comodismo do comércio internacional, trazida pela globalização e pelo avanço dos processos de comunicação e informação frutos da evolução tecnológica, outra evolução se evidenciou no mundo das relações comerciais: a da capacidade de questionamento do consumidor o fato de o consumidor estar mais capacitado a questionar faz com que ele se insira no mercado de forma bemdiferente do que há vinte ou trinta anos. 
Assim, o marketing contemporâneo não pode ser o mesmo daquele existente nos anos em que o produto era o foco principal. Com o consumidor em foco, arregimentado de sua informação e consciência; com um mercado altamente dinâmico e de hiper-concorrência, o marketing deve preocupar-se em transmitir a sua mensagem através de uma metodologia que respeite astendências biológicas que o ser humano tem de receber, qualificar e guardar a mensagem: a percepção através dos sentidos. 
O processo de percepção é biológico, neural, psicológico e independe do contexto onde está o consumidor. Mas é dever do profissional de marketing elaborar projetos, campanhas e ações que visem aproveitar esse processo de percepção humana, para que o consumidor confirme que apromessa feita pelo fornecedor é exatamente aquela que ele constatou no momento da compra ou do consumo. 
Cientes dessa verdade atual do mercado, muito mais do que para não perder “market share”, os gestores das organizações percebem que fazer marketing alinhado com a ética é mais do que um bom negócio, é uma excelente prática. 
O marketing holístico é um conceito recente que visa atender àsnecessidades das empresas que vêm o marketing como uma ferramenta ética e que traz a experiência desejada pelo consumidor e idealizada pelo fornecedor. 



Contextualizando a visão do marketing nas organizações
Quando Alfred Humphrey idealizou a SWOT Analysis talvez estivesse visualizando um mundo de hiper-competição, onde o tempo, o lugar, a percepção e a quantidade de informação – e denecessidade em qualificar a informação – fossem os catalizadores para a constante avaliação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, seja de uma grande organização ou, mesmo, de um profissional liberal autônomo. Se a premissa acima for verdadeira, Humphrey estava vislumbrando o atual mundo dos negócios, onde os consumidores, mais do que críticos e cientes de seu papel, tornaram-se os maisexigentes da história da sociedade. 
As organizações têm se conscientizado de que o Marketing agrega a intuição e a beleza da arte, bem como a sistematização científica. Com isso, as técnicas de Marketing vêm conduzindo a evolução do processo de adaptação e adequação das empresas às exigências das pessoas.
Mais do que isso, através do Marketing as instituições percebem que houve uma inversãode valores na relação empresa-consumidor: hoje está claro de que é a empresa que necessita do consumidor, pois é nas mãos das pessoas que está o “remote control” das escolhas. 
Atualmente, com a evolução do nível de exigência dos consumidores, as empresas percebem que é impossível manter clientes se a mensagem de Marketing for diferente daquela percebida no momento da entrega do produto ouserviço. 
Acompanhando a evolução dos consumidores, o Marketing deixou de ser executado apenas pelo “Departamento de Marketing” e passou a ser integrado ao momento do atendimento, da entrega. Caso fosse diferente esse novo modelo de execução, a organização não realizaria o “foco no cliente”. Certamente Jan Carlzon(*2) concordaria com a afirmação acima em destaque, pois a mensagem real da entrega doproduto ou serviço é a percebida pelo consumidor na “hora da verdade”, e o que menos as organizações desejam é ter na entrega uma mensagem diferente daquela transmitida pela marca. Isso é perda de credibilidade. 
O Marketing holístico deixou de ser apenas uma expressão utilizada por Philip Kotler e Kevin Lane Keller para indicar uma abordagem que reconhece e tenta harmonizar o escopo e as...
tracking img