A pedagogia de projetos com uso de tecnologia para o ensino de ciências

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Pedagogia de Projetos com uso de Tecnologia para o Ensino de Ciências

Eliane Batista de Lima
Josefina Barrera Kalhil
Professora Mestra da Universidade Estadual do Amazonas
Professora Doutora e Pesquisadora da Universidade Estadual do Amazonas
nanebatist@gmail.com
josefinabk@gmail.com


Resumo
O presente trabalho tem como objetivo servir de contribuição para o Ensino deCiências com a apresentação de uma Metodologia de Ensino que une a Pedagogia de Projetos com o uso de Tecnologias e relata uma prática pedagógica baseada numa concepção dialética de ensino e aprendizagem. A construção desse artigo se deu a partir da aplicação prática da Metodologia de Ensino com os alunos do 5o Ano de uma Escola Municipal, localizada na Zona Oeste, na cidade de Manaus - Amazonas,destacando especificamente a temática dos animais ameaçados de extinção, que constitui-se tema transversal no Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram a eficácia desta Metodologia no processo ensino-aprendizagem, através da exposição das conclusões feita pelos próprios alunos em culminância cultural.

Palavras-chave: Pedagogia de Projetos; Ensino de Ciências; Metodologia; Tecnologia.1. Introdução

O tema deste artigo trata da aplicação da Metodologia da Pedagogia de Projetos com uso de Tecnologia para o Ensino de Ciências, para trabalhar a temática da sustentabilidade ambiental, que constitui-se tema transversal no Ensino Fundamental. Historicamente, segundo Boutinet (2002), a discussão em torno da Pedagogia de Projetos não é recente, ela iniciou nos anos de 1915 a 1920,com J. Dewey e W. H. Kilpatrick, que ao visualizarem uma Pedagogia Progressista, também chamada de Pedagogia Aberta, apresentavam o aluno como ator de sua formação através de aprendizagens concretas e significativas para ele. Uma discussão pautada na concepção de que educação deve representar a vida presente.
Deste modo, sendo evidente a incidência com que o aumento concomitante da degradaçãoambiental e a utilização de novas e mais avançadas tecnologias configuram nosso presente, este artigo trata de dois tópicos relevantes na atualidade: a questão da preservação ambiental e a utilização de tecnologia como recurso ao processo ensino-aprendizagem.
A idéia de utilizar tal metodologia e tal recurso surgiu na aula sobre Ensinar a aprender - Estratégias na prática docente, ministradapela Prof. Dra. Josefina Barrera Kalhil na disciplina de Tendências Investigativas e Contemporâneas no Ensino de Ciências, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas, no 2º Semestre de 2008. Assim, comprovando nas palavras de Kalhil (2008), que as estratégias de ensino ou conhecimento profissional estratégico constitui o saberrelacionado com as condições ou contexto real do processo ensino-aprendizagem, que se manifesta quando o docente organiza e instrumenta suas ações educativas de forma racional, consciente, flexível e intencional, propiciando a qualidade processual; podemos afirmar que o estudo aqui descrito oferece contribuição neste sentido.
Abordaremos no presente artigo o processo necessário de inserção detecnologia no cotidiano da escola, destacando a sua importância na formação de alunos-cidadãos e inclusos de uma sociedade em rede; e também o uso desta tecnologia para construir o conceito de sustentabilidade ambiental, focando a temática dos animais ameaçados de extinção. Descreveremos a metodologia aplicada na realização do Projeto, e por fim, as considerações finais onde são pontuados osresultados alcançados e as reflexões alcançadas no processo.

2. A Escola e o uso das Tecnologias

É inegável que a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s na sociedade tem afetado profundamente o modo de ser e de viver das pessoas. Tão grande influência, não está limitada apenas ao modo de viver das pessoas, mas tem provocado mudanças e afetado inclusive os métodos de ensino...
tracking img