“A originalidade de maquiavel”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Filosofia: “A Originalidade de Maquiavel”

As obras de Maquiavel apesar de sua objetividade e clareza tendem a gerar polêmicas e controversas opiniões, chegando às mesmas serem conflitantesentre si. Tais entendimentos levantaram problemas sobre o caráter, os motivos e as convicções de Maquiavel. É deste ponto que parte o texto “A Originalidade de Maquiavel”.
Desde sempre o que édiferente gera polêmica, e com Maquiavel o caso não foi diferente. O autor saiu dos meios e discussões óbvias passando a diferentes indagações da realidade vigente e ditando teorias que chocaram a época echocam ate hoje, talvez por sua clareza excessiva ou ate mesmo pela falta de entendimento daquilo tentou explicar. Maquiavel intrigou a tantos, pois suas teorias ignoram completamente os conceitos eas categorias com base nas quais os mais famosos pensadores e eruditos do seu tempo estavam acostumados a se expressar. O autor não se intrigou pelo óbvio de sua época, passando por pensamentos nuncaantes discutidos, sendo um marco para a sociedade vigente. Deste modo concordo com o autor, que tem esses como alguns dos motivos que possam ter causado a má compreensão de Maquiavel, já que tudo o queé novo e diferente e tende a ser rejeitado, ou mal interpretado, uma vez que todos tem medo do desconhecido, que assusta e interroga a mente humana.
A leitura das obras Maquiavélicas é simples,porém a maior duvida esta em relação às quais foram os fins pretendidos ao escrevê-las.
Conforme se passava o tempo, diferentes pensadores atribuíram distintas características a obra de Maquiavel quefoi tido como realista cruel, calculista, frio, cínico, desligado da história e da ciência ou ate mesmo como autor sensível com a realidade e as necessidades da época. Assim como sua obra “O Príncipe”que foi considerada como um a sátira, um retrato da realidade da época, ou até mesmo como uma obra anticristã. Porém a visão mais comum de Maquiavel é a de um homem inspirado pelo diabo para levar...
tracking img