A origem do twitter e seus desenvolvimentos até hoje.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Newton Paiva

Publicidade e Propaganda e Jornalismo

A ORIGEM DO TWITTER E SEUS DESENVOLVIMENTOS ATÉ HOJE.

Publicidade e Propaganda e Jornalismo

A ORIGEM DO TWITTER E SEUS DESENVOLVIMENTOS ATÉ HOJE.

Trabalho de graduação do curso de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, no Centro Universitário Newton Paiva, de Belo Horizonte, Campus Carlos Luz. Prof. LamounierLucas. Primeiro período, turno da noite.


Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
INICIATIVA DO SITE 5
LAYOUT E INTERFACE 6
O QUE POSSO FAZER NO TWITTER? 10
HISTÓRICO 11
ESPECIFICIDADES DA REDE 12
NAVEGABILIDADE 15
PUBLICIDADE 20
DADOS PONTUAIS 21
QUEM É INFLUENTE NO TWETTER? 22
QUALO TWEET MAIS RETWEETADO? 23
FONTES 24



INTRODUÇÃO

O trabalho que se segue, tem por objetivo discorrer acerca de uma das redes sociais mais abrangentes do mundo até os dias atuais, o TWITTER. Com o objetivo de facilitar a comunicação, esse site permite aos usuários expressar ou se comunicar com alguém em apenas 140 caracteres. Fundada em 2006, o micro blog atingiu o seuápice recentemente em 2009 onde desde então passa por um declínio praticamente despercebido. Serão apresentadas mudanças de sua plataforma, dados sobre seus criadores, números de usuários e especificidades da rede em geral.

INICIATIVA DO SITE

"Os tais 140 caracteres refletem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendoaté o grunhido". Essa frase um pouco polêmica veio de nada mais nada menos que José Saramago, o vencedor do prêmio Nobel da literatura, e grande opositor de uma rede social que nascia em 21 de março de 2006 (em breve completará sete anos), o Twitter. Amada pelos adolescentes é aquela rede social que os familiares ainda não têm muito acesso, mas também é alvo de críticas por pessoas que acham queo Twitter é coisa de quem não tem o que fazer. Muito se enganam.
O ideia do twitter partiu originalmente de Jack Dorsey, que ainda menino com apenas 15 anos desenvolveu uma rede de comunicação para uma grande empresa californiana de táxis que demandava um produto pelo qual os taxistas pudessem se comunicar com facilidade para agilizar o processo do serviço dos taxistas, e até então a rede erausada somente por eles.
Figura 1 – Esboço do serviço STATUS, precedente do Twitter
Em 2006 Dorsey entrou para uma grande empresa chamada Odeo, atuante no ramo de podcastings que estava com poucos resultados e cujos donos eram Biz Stone (criador do Blogger) e Evan Williams (programador), ambos que haviam acabado de se desligar da mundialmente conhecida GOOGLE. Foi então que durante umareunião para discussão de ideias para a empresa, Dorsey sugeriu a aplicação de um serviço parecido com uma sms, onde pessoas da própria empresa poderiam se comunicar rapidamente, sem estender um diálogo para que o tempo não fosse perdido e por isso foi criado esse limite de 140 caracteres. Era o início do Twitter.

LAYOUT E INTERFACE

Se comparado às outras redes sociais, por seu tempo deexistência, o twitter teve poucas mudanças significativas a respeito de seu visual e de sua interface.
No início, a imagem era bem amadora e bem básica.

A pergunta ''What are you doing?'' (o que você está fazendo) ilustrava o topo da página. Em seu canto direito, eram exposto às menções, mensagens e favoritos, assim como pequenos avatares de seus seguidores. Segundo os usuários mais antigos, era aplataforma mais fácil de manusear.
Em 2010, a página se reinventou. A pergunta ''What are you doing?'' foi substituída por ''Whats hapenning?'', abrangendo mais tipos de assuntos que poderiam ser aproveitados pela plataforma. Os menus mudaram de lugar, saíram das laterais e foram parar em cima da principal barra de atividades, e consagrou a intereção do microblog com outros sites como...
tracking img