A origem do tangram

Páginas: 4 (880 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2012
A Origem do Tangram...

O Tangram é um puzzle que pode divertir toda a família. Não requer uma grande habilidade ou perícia - apenas paciência, tempo e, acima de tudo, imaginação!Há centenas de puzzles por peças ou figuras separadas em várias peças. O Tangram é o mais interessante de todos os puzzles por peças. Pouco se sabe acerca do inventor ou da origem do Tangram. Até aorigem do nome é obscura.
De acordo com Samuel Loyd, o perito americano em puzzles, o deus Tan inventou o puzzle à 4000 anos e explicou-o nos Sete Livros de Tan. Cada volume continha mais de 1000puzzles que supostamente ilustravam a criação do mundo e a origem das espécies. As sete peças foram tiradas do sol, da lua e de cinco planetas - Marte, Júpiter, Saturno, Mercúrio e Vénus. A sua históriafoi mais tarde desmascarada como uma elaborada, sem bases e erudita intrujice.
Segundo alguns, o nome Tangram é uma corrupção da palavra inglesa obsoleta 'trangam', que significa puzzle oubugiganga. Outros dizem que derivou do barco cantonês tanka, onde raparigas entretiam os marinheiros americanos. Outros explicam que a palavra derivou da dinastia chinesa Tang. Uma história conta que oTangram foi inventado por um homem chamado Tan acidentalmente quando ele tentava reunir as peças de um azulejo partido. Na Ásia é chamado de 'Sete placas da Sabedoria'. Na China dão-lhe o nome de "Ch'ich'iao t'u" ou de 'sete peças da astucia'.
A referência mais antiga conhecida é uma gravura em madeira datada de 1780 de Utamaro. O livro mais antigo foi publicado na China em 1813. Parece certoque já é antigo em 1813. Um dos primeiros puzzles semelhantes ao Tangram aparece num livro publicado no Japão em 1742. Os eruditos assumem que o Tangram começou no Oriente antes do séc. XVIII e entãoespalhou-se para o ocidente . Por volta de 1818, publicações sobre o Tangram apareceram nos Estados Unidos, Alemanha, Itália, França e Inglaterra.
Alcançou a Europa e a América no princípio do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tangram
  • Tangram
  • TANGRAM
  • tangram
  • Tangram
  • Tangram
  • tangram
  • Tangram

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!