A origem do mal - hannibal lecter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O presente trabalho tem por objetivo destacar dentro dos nossos estudos o conceito da origem do mal nos Psicopatas, e elucidar alguns dos conceitos da Psicopatologia, para que se possa compreender o comportamento do personagem no filme  “Hannibal – A Origem do Mal”.

O filme relata a história de Hannibal ainda criança, com sua família, em plena Segunda Guerra. Suafamília é morta e ele é obrigado a cuidar da irmã menor, até que alguns nazistas aparecem e, presos durante certo tempo, ficam sem comida. Um deles sugere comerem uma das crianças, e a irmã é escolhida, concretizando-se o ato diante das vistas do menino machucado. Oito anos depois, um Lecter já jovem sai do orfanato que vivia (atacando e vingando-se de um superior) e vai morar com sua tia. Mas ojovem quieto revela perseguidor de uma promessa que fizera a irmã morta: caçaria e mataria (posteriormente, comeria) os assassinos que se alimentaram da menina.

Foi critério do grupo a escolha do filme pelo fato de que, em sua essência, o filme remonta o início das matanças do psicopata e canibal Hannibal Lecter. Podemos acompanhar como tudo aconteceu em relação ao trauma que sofreu comsua família e como tudo pode ter contribuído para que ele na sua ira e revolta se torne um psicopata. Fictícia ou não, a riqueza dos detalhes do modo de agir do criminoso nos traz a realidade de que, hoje em dia, a violência vitima não somente aqueles vistos e tidos como minoria pela sociedade, como também a todos nós.

Vinculado a disciplina de Psicologia Criminal e Transtornos dePersonalidade, o trabalho tange à responder, a partir dos conhecimentos adquiridos durante o Módulo e dos conceitos particulares de cada um acerca do tema, a pergunta feita com veemência quando nos deparamos com casos parecidos na vida real: Existe uma origem do mal? A criatura (muitas vezes desumanizam-se os psicopatas) nasceu assim? Vítimas de violência tendem a serem psicopatas?

Criando umconceito de informar e trazer a tona diversos questionamentos, a análise do filme mostra que, bem longe do que consideramos fictício, os “monstros” são meramente humanos, e que a sublimação de suas angústias foram diferentes das que nós, considerados normais, tomamos para nós mesmos.

2. Resumo do Filme

O filme acontece no ano de 1944, durante a Segunda Guerra. Hannibal parece seruma criança feliz com seus pais e sua querida irmã, que viviam no Castelo da família na Lituânia.

Com os ataques da guerra, os pais resolvem ir para uma cabana. Lá durante brincadeiras a sua mãe pega nas mãos de Hannibal as suas pérolas e guarda na boca de um porco empalhado.

Um tanque de Guerra Russo invade a propriedade e tentam poupar a família, enquanto pegam água do poçoartesanal da cabana. Porém acontece um ataque aéreo nazista a esses russos, e todos morrem, ficando apenas Hannibal e sua irmã na cabana, escondidos com fome e frio.

Depois de alguns dias aparecem uns saqueadores nazistas e intimidam as crianças, que a princípio lhes serviriam como salvadores caso aparecesse algum nazista. Mas, com o tempo eles descobrem que estão encurralados e ficamdesesperados e com fome. É ai que começam a olhar as crianças como alimento e resolvem comer a menina. Com grande sofrimento o menino vê sua irmã ser morta e comida pelos criminosos. Em seguida os criminosos são atacados e fogem e o menino é regatado.

Oito anos depois a casa de Hannibal se transforma num orfanato, onde ele mora. Porém tem muitos problemas porque não se comunica e durante anoite tem pesadelos com o assassinato de sua irmã, porém não consegue lembrar direito dos assassinos.

Os colegas o agridem verbalmente por conta do comportamento que ele tem e então Hannibal reage com violência. Ao ser repreendido pelo diretor ele foge para França, vai para casa de uma tia japonesa, que também perdeu a família e está só. Os pesadelos de Hannibal continuam e sua tia fica...
tracking img