A onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho a Onda
O processo de condicionamento da turma se deu-se através de uma experiência pedagógica. Durante uns dias, O professor obrigaria os alunos, com consentimento deles.A cumprirem os rituais físicos da disciplinade massas, esperando que eles aprendessem assim o conteúdo ideológico dessa disciplina. Na experiência pedagógica do professor tudo começou comgestos simples, o levantar e o sentar, o estar sentado direito e de pés juntos. O passo seguinte foi a escolha do uniforme para identificar o grupo. O estimulo era gue o uniforme ocultava asdiferenças sociais. E foi com essa argumentação para convencer outros, mais renitentes, a aceitar o uniforme. E com a aceitação do uniforme impunha-se naturalmente a escolha de uma saudação,outro elemento virtual necessário para identificação do grupo.
E essa experiência pedagógica que consiste em reproduzir na sala de aula alguns clichês do nazismo: usariam o slogam “Poder, Disciplina e Superioridade” e um símbolo gráfico para representar a onda.
O professor Rainer se declara o líder do movimento da “ONDA”, exorta a disciplina e faz valer o podersuperior do grupo sobre os indivíduos. A recusa de um aluno, faz com que passe a conviver com ameaças e exclusão do grupo. Até que um casal de alunos mais conscientes alerta o professor terperdido o controle da experiência pedagógica.
A Luz do behaviorismo ou seja, análise experimental do comportamento positivo do professor era. Um objeto observável, mensurável, que podiaser reproduzido em diferentes condições e com diferentes sujeitos. E na relação que este mantém com o meio ambiente onde ocorre.
E no sentido negativo foram os métodos de ensinoprogramados e o controle e organização das situações de aprendizagem do nazi-fascismo para conscientizar os estudantes sobre o poder doutrinário dos movimentos ideológicos, políticos e religiosos.
tracking img