A nr17 e o trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A NR17 E O TRABALHO

A NR 17 aborda a temática Ergonomia. Segundo o item 17.1 desta norma, ela visa a adaptação das condições de trabalho às características físicas e psicológicas dostrabalhadores. Dentro deste contexto, é responsabilidade do empregador a análise ergonômica do trabalho (Item 17.1.2).
Esta NR tem como foco principal os seguintes aspectos:
1) Levantamento, transporte edescarga de materiais;
2) Mobiliário;
3) Equipamentos;
4) Condições ambientais;
5) Organização.
No que se refere ao primeiro aspecto, a NR 17 foca principalmente os limites de carga suportados porhomens, mulheres e jovens, citando que estes não devem comprometer a saúde dos trabalhadores. No entanto, não é especificado quais são os valores máximos permitidos, ou quaisquer faixas de sobrecargaadmissíveis em função de características como idade, sexo, condições antropomórficas, etc.
Em relação ao mobiliário, os destaques da norma são para os assentos, a postura e a realização de tarefaspreferencialmente na posição sentada.
No tocante aos equipamentos, a abordagem normativa tem grande foco nos trabalhadores envolvidos em tarefas informatizadas. Assim, aborda-se questões sobreteclados, telas, suportes para documentos, dentre outros.
Já sobre as condições ambientais, são apresentados índices máximos de ruído, temperatura, velocidade e umidade do ar, bem como questões sobreiluminação.
No quinto item (Organização), estabelece-se 5 (cinco) subitens mínimos que devem ser levados em consideração: normas de produção; modo operatório; tempo; ritmo; conteúdo das tarefas. Nesteitem, atividades envolvendo sobrecarga muscular e processamento eletrônico têm especificações próprias.
Ao término da norma, são apresentados dois anexos. O primeiro envolvendo observaçõesespecíficas para operadores de Checkout e o segundo para trabalhadores de Teleatendimento/Telemarketing.

Análise da NR 17 em relação ao Ambiente de Trabalho

Após a leitura da NR 17 e de comentários...
tracking img