Boas e malinowski

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Franz Boas (1858-1942), antropólogo teuto-americano, e Bronislaw Malinowski (1884-1942), um antropólogo polonês, foram um dos revolucionários no que diz respeito à maneira de analisar e estudar aantropologia. São nomes importantes na elaboração da etnografia e da Etnologia contemporâneas.
Atacaram duramente o método evolucionista de observar as sociedades, que diziam que a história do homemseguia um progresso contínuo, unilinear de desenvolvimento universal. Passando obrigatoriamente por uma linha sequencial de etapas. Fases essas, caracterizadas pelo teológico mítico, metafísico eciência, estado positivo. Também conhecido como Selvageria, Barbárie e Civilização. Rompendo com os princípios que regiam essa forma de comparação, propuseram a pesquisa de campo como sendo fundamental parafugir do mundo europeu e se integrar plenamente à cultura do objeto de estudo. Chegando meio que a uma aculturação pessoal. Buscando compreender o pensamento e os sentimentos das pessoas inseridasnesta diferente civilização. Facilitando para os antropólogos a distinção da ação e da representação.
Ambos concordavam que deveria fazer anotações, descrevendo meticulosamente, e relatar honestamenteos dados coletados pelos informantes quanto pelo diário de campo. Definido por Franz B. como o plano microssociológico. Para demonstrar tal aspecto, tentava recolher todas as versões possíveis sobrealgum mito, por exemplo. Perscrutando a cultura em sua totalidade de aspectos. Contudo, os evolucionistas apenas queriam a versão mais verdadeira. Logo, faz-se necessário aos dois que o pesquisadorfaça parte daquele meio, pesquisando-o. Tornando-se então, um pesquisador ativo dentro do seu estudo. Evitando enfatizar a interpretação do autor sobre determinada característica e comportamentos paraobter seguras condições da pesquisa.
Tanto Boas quanto Malinowski consideraram importante o acesso à língua da cultura na qual trabalhava e conseguir reconhecer por intermédio da linguagem as...
tracking img