: A necessidade da busca constante de informações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: A necessidade da busca constante de informações

Cláudio de Moura Castro (1998, p.29), em artigo publicado na
Revista Veja, usou a seguinte frase:
“Ter informações não é importante, saber buscá-las é”.
Faça uma relação entre esta frase e a importância da pesquisa e daAdriano Bernabé Azevedo adrianobarnab@yahoo.com.br
Profa Ana Maria Comparini

Palavra chave: Necessidade da informação, Fontes de informação, Segurança da Informação, Gerenciamento de informação, A formação de opinião

Resumo
Opresente trabalho tem por finalidade realizar um estudo da necessidade desta temática adaptada ao curso de filosofia; a partir de um estudo teórico de sua importância para a formação de tal profícional é á luz do pensamento de Castro de que “Ter informação não é importante saber buscá-la é” em analogia á obra de (MEDEIROS 2008) pode se firmar que existe uma demanda do esclarecimento da referidaquestão já antiga da necessidade da disciplina nos mais diversificados cursos superiores.
Nesta circunstância, tal necessidade tem embasamento no fato de que o estudante universitário, uma vez que encontre em processo de formação, não é por sua vez um cientista já amadurecido (RUIZ, 2008) necessitando de orientação acerca de como seus trabalhos acadêmicos devem ser elaborados, garantindo assimaos autores consultados que sejam assegurados os seus direitos e mais que isto, para que trabalhe de forma a propiciar o crescimento da ciência.

Considerações sobre atuação do Filósofo
O Filósofo atua em inúmeros segmentos de qualquer organização social, exercendo sua atividade como professor, pesquisador e pensador. Sua função é colaborar para o progresso das ciências,aproveitando-se dos dados já existentes e colaborando com novos pressupostos metodológicos e com a fundamentação das estruturas do pensamento e das organizações sociais.
O trabalho do Filósofo se caracteriza pelo rigor filosófico em suas implicações em termos de comportamento e ação das pessoas e pela riqueza da gestão dos negócios e suas técnicas e métodos em benefício do ser humano e de toda acoletividade.


1 Necessidade da informação
A informação hoje, assume uma importância crescente. Ela torna-se fundamental a nível de pesquisas, em diversificadas áreas seja no campo universitário, no social, econômico e até mesmo empresarial na descoberta e introdução de novas tecnologias, exploração das oportunidades de investimento e ainda na planificação de toda aatividade industrial. “ Sem boas informações o caminho será não somente longo como será também um tanto obscuro. “

2 Fontes de informação Segurança da Informação
É de suma importância observarmos bem as fontes onde são depositadas as informações quanto á sua segurança levando, em conta a internet que tornou-se um meio informativo muito eficiente, não deixando também deser muito perigoso capaz de causar danos muito sério: com suas surpresas desagradáveis; Cavalo de Troia:Programa que finge realizar uma certa tarefa, e secretamente realiza uma outra tarefa maliciosa; 2. Classificação de Informações: de acordo com o grau de sigilo as informações são classificadas em: ultra-secreto, secreto, confidencial, reservado e ostensivo; 3. Confidencialidade:garantia de quea informação é acessível somente por pessoas autorizadas a terem acesso; 4. Crackers: São aqueles que invadem computadores através da quebra de códigos; 5. Detector de Intrusão: Dispositivo que verifica e monitora tentativa de intrusão no sistema; 6. Disponibilidade: garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso á informações e aos ativos correspondentes sempre que necessário; 7....
tracking img