Instrumentos opticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instrumentos ÓpticosInstrumentos Ópticos
Os instrumentos ópticos são equipamentos construídos para auxiliar a visualização do que seria muito difícil ou impossível de enxergar sem eles. As peças fundamentais que compõem a maioria dos instrumentos ópticos são os espelhos e lentes.

Alguns instrumentos ópticos

Lanterna
Lanterna (elétrica) é um instrumento utilizado para iluminação, sendogeralmente portátil e utilizando-se de pilhas ou baterias para gerarenergia luminosa.

Tipos de lanterna mais conhecidos
 Headlamp - (lanterna de cabeça ou frontal)
 Lanterna de mão (são as mais tradicionais)
 Lanternas resistentes à água
 Lanternas à prova d'água
 Lanternas seladas - (são feitas para lugares confinados com acúmulo de gás)
Alguns modelos


Lupa
A lupa é uminstrumento óptico munido de uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. É utilizada para observar com mais detalhe pequenos objectos ou superfícies.
Para compreender como a utilizamos, precisamos analisar tanto como a lupa conjuga imagens, como estas imagens (objetos virtuais para o nosso olho) acabam sendo projetadas na nossa retina. (Só vemos imagens reais projetadas nanossa retina) A lupa é composta (normalmente) por uma lente biconvexa - portanto convergente - de pequena distância focal. O sistema óptico do nosso olho é similar a de uma lente convergente (córnea+cristalino+humor aquoso+humor vítreo) e um anteparo (retina). Foi criada por Roger Bacon em 1250, por meio de sua primeira invenção: osóculos.

Mira telescópica
Mira Telescópica (inglês: rifle Scope) éum instrumento óptico, parecido com um pequeno monóculo, utilizado em armas de fogo. Sua principal utilização é para tiros a longa distância. Algumas dessas miras vêm acompanhadas de lasers e lanternase/ou possuem visão noturna.
Nos formatos mais populares, as miras telescópicas são encontradas com numerações como "4×20" ou "6×32". Estes números têm o seguinte significado:
O número antes do "×"indica a magnitude (zoom).
O número após o "×" indica o diâmetro da objetiva (lente que primeiro recebe a luz).
Pode acontecer de existirem dois números antes do "×", como por exemplo "3-9×32". Neste caso, significa que o "zoom" vai de 3 a 9 vezes para um diâmetro de objetiva de 32 mm.
Periscópio
O periscópio é um acessório fundamental dos submarinos, usados para captar imagens acima da água.Também teve largo uso em guerras, para observar movimento inimigo de dentro de trincheiras.
Também conhecido como Berinscópio.
Um periscópio básico utiliza dois espelhos paralelos, a certa distância um do outro. Os espelhos devem estar num ângulo de 45°, pois, caso contrário, a imagem não ficará perfeita. Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reflete para o segundo espelho; daísão novamente refletidos para o visor.
O trajeto completo da luz possui a forma aproximada da letra "Z", onde por uma das extremidades a luz refletida pelos corpos a serem observados entra, e pela outra ela atinge os olhos do observador, possibilitando que este veja o que, a princípio, estaria fora do seu alcance de visão.
O periscópio teria sido concebido primeiramente pelo russo Drzewiecki, em1863. Entretanto, o primeiro aparelho de que se tem notícia foi construído só em 1894, pelo italiano Angelo Salmoiraghi. O nome vem do grego periskopein, que significa “ver em volta

Microscópio
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células.
Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, doisholandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).
Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriõesde plantas, os glóbulos...
tracking img