A natureza da filosofia e seu ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
2º SEMESTRE








[pic]























Introdução.

Filosofia é um corpo de conhecimento, constituído a partir de um esforço que o ser humano vem fazendo de compreender o seu mundo e dar-lhe um sentido, também é um
estudo que ensinaa pensar, argumentar e questionar o mundo no seu contexto geral
Assim, podemos dizer que, a filosofia cria o ideário que norteia a vida humana em todos os seus momentos e em todos os seus processos neste sentido, a filosofia é uma força, é o sustentáculo de um modo de agir. É uma arma na luta pela vida e pela emancipação humana.02



A NATUREZA DA FILOSOFIA E SEU ENSINO.

O ensino da Filosofia é muitas vezes de má qualidade, devido a uma incompreensão da natureza da própria Filosofia. Ensinar Filosofia é ensinar a pensar criticamente sobre os problemas, as teorias e os argumentos da filosofia. Para isso, o estudante tem de ter instrumentos críticos e informação adequada. Só assim poderá participar de igualpara igual no debate de idéias filosóficas. Apesar de essas idéias serem praticamente senso comum nas melhores universidades onde se ensina Filosofia, elas constituem algo que ainda está longe de ser uma realidade no ensino português da Filosofia.
Filosofia é um corpo de conhecimento, que é constituído a partir de um esforço que o ser humano vem fazendo de compreender o seu mundo e dar-lhe umsentido, um significado compreensivo. Corpo de conhecimentos, em Filosofia, significa um conjunto coerente e organizado de entendimentos sobre a realidade. Conhecimentos estes que expressam o entendimento que se tem do mundo, a apartir de desejos, anseios e aspirações. Assim, podemos dizer que, a filosofia cria o ideário que norteia a vida humana em todos os seus momentos e em todos os seusprocessos. Neste sentido, a filosofia é uma força, é o sustentáculo de um modo de agir. É uma arma na luta pela vida e pela emancipação humana. Esta forma de compreender o mundo tanto é condicionada pelo meio histórica, como também é seu condicionante. Ao mesmo tempo, pois, é uma interpretação do mundo e é uma força de ação.
A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, massim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos.
A Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar.
O educando, quem é o que deve ser qual o seu papel no mundo; o educador,quem é, qual o seu papel no mundo; a sociedade, o que é, o que pretende; qual deve ser a finalidade da ação pedagógica.Esses são alguns problemas que exigem a reflexão filosófica.
A Filosofia propõe questionar, a interpretação do mundo que temos, e procura buscar novos sentidos e novas interpretações de acordo com os novos anseios que possam ser detectados no seio da vida humana.03
A EDUCAÇÃO NO SECULO XXI.

Para uma educação de qualidade, o aluno deve ter um ambiente favorável ao aprendizado, estruturas físicas adequadas onde não corram riscos, os alunos devem se sentir bem.
Mais em alguns lugares no Brasil a situação das escolas publicas é outras encontraram escolas em total abandono, em algumas escolas falta espaço para sala de aula, banheiros, oprédio sem nenhuma manutenção, sem organização, falta de material e professores qualificados, prejudicando o desempenho do aluno.
Diante dessas condições encontradas, a população tem que tomar uma postura e buscar seus direitos, essa situação esta distante de uma educação completa, onde a qualidade de ensino segue avançado em tecnologias.   
Um modelo de sala de aula projetada para um modelo de...
tracking img