Abstracionismo e pop art

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa e análise comparativa entre Tendências artísticas do século XX

A arte do século XX foi marcada por movimentos diversos que romperam definitivamente com o academicismo e com o realismo das artes clássicas. O Abstracionismo, o Dadá e a Pop art têm em comum essa característica que propõe tal ruptura e uma reflexão sobre os avanços do conhecimento, das tecnologias e das ciências e seusimpactos no pensamento e na subjetividade do homem. Essas tendências artísticas também nascem no pensamento do pós-guerra e registram certo desprezo pela razão e pela materialidade, criticando a função da própria arte.
O dadaísmo nasce como movimento literário e toma conta das artes visuais. Segundo Gilmar Hermes (2006): “O movimento foi fundado em 1916, no Cabaré Voltaire, em Zurique, na Suíça.Nasceu pela decepção com a guerra, frente aos progressos da técnica,das ciências e da própria arte, posicionando-se de maneira niilista”. O próprio nome “dada” não confere um sentido literal para o movimento. A palavra, aleatoriamente escolhida, pode ser traduzida como “cavalo de pau” na linguagem infantil. Isso mostra a despreocupação dos dadaístas com a construção de uma narrativa em suas obras.Com o dadaísmo surge a arte como conceito, na qual os objetos do cotidiano são deslocados de seus ambientes comuns e realocados em contextos diversos, provocando estranhamento e disparando reflexões sobre o que é a arte, o que é estética, e de que servem os valores artísticos. Marcel Duchamp, através dos ready-mades, ou seja, dos objetos pré fabricados que utilizava em suas obras, tornou-se apersonagem mais marcante do dadaísmo. Seu trabalho tem características de certa irreverência e de extrema crítica a respeito dos signos que fazem as criações humanas serem ou não legitimadas como arte. Nas figuras a seguir, dois importantes trabalhos de Duchamp que caracterizam o ready-made e a proposta dadaísta. “São objetos anônimos em que o gesto gratuito do artista, pelo fato de escolhê-lo,converte-o em obra de arte” (Beltrame & Moretti, 2006).

Figura 1: La Fontaine-Urinoir - 1917

Figura 2: Roda de Bicicleta – 1913

Assim, o dadaísmo ficou marcado como representante da liberdade artística e da espontaneidade, abrindo espaço para outras vanguardas do século XX e para a arte contemporânea. Da mesma forma que os dadaístas os abstracionistas negam a reprodução ilusionista darealidade e o faz através da decomposição das figuras, da simplificação das formas e do uso das cores de forma mais pura e vibrante. A arte abstrata que nasce em meados de 1910, se transforma em um dos eixos da produção artística do século XX.
O desapontamento do pós-guerra com relação às criações humanas é também, assim como para os dadaístas, um ponto fundamental que orienta o movimentoabstracionista. No entanto a negação da realidade se dá pelo triunfo do espírito sobre matéria. O alvo do desprezo é a materialidade. A arte deve se comunicar com o espírito e não com a realidade. Os artistas dessa tendência se apóiam em conhecimentos matemáticos para o uso das cores, das formas e das linhas culminarem em uma composição equilibrada e harmoniosa, embora mantenha traços de espontaneidade.Dessa maneira, o abstracionismo se divide em duas importantes vertentes: ao abstracionismo geométrico e o abstracionismo informal, diversos em suas características, porém propõem a ruptura com o academicismo e questionam o lugar da arte no século XX.
O abstracionismo informal, reconhecido nos trabalhos do pintor russo Wassilli Kandinsky, defende uma orientação espiritual da arte. Pra que haja essainteração entra a arte e o espírito, Kandinsky, pretende comunicar propondo

“o aguçamento dos sentidos, para um mental mais elaborado, para uma maneira de ver a própria arte, para uma forma de, mais ampla, visualizar e pensar o mundo, uma vez que na arte abstrata os reconhecimentos da realidade são inexistentes e inessenciais. É um meio de expressão e comunicação que se pode considerar...
tracking img