Texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A senhora da primeira fila*

Ronize Aline
Nunca foi de sair muito. Aliás, quase nada. A casa é seu castelo; a cidade, seu reino. Os amigos brincam instigando-o a pôr os pés para além da soleira da porta:
- Luís, desse jeito as pessoas vão até esquecer que você existe.
- Podem até me esquecer, respondia zombeteiro. Só não podem esquecer os meus personagens.
Escrever livros é umacoisa. Divulgá-los, outra completamente diferente. Vez por outra era convencido pelo seu agente a comparecer em alguma dessas feiras literárias para mostrar a cara, conversar com o público, sabe como é. Por fim cedia aos argumentos e tinha então início uma angústia que só o abandonaria quando chegasse ao tal evento. Era sempre assim, ninguém mais dava importância aos seus ataques. Os cinco dias queantecediam o encontro eram um suplício só, difícil ficar perto de Luís. Reclamava de tudo, nada estava bom, ameaçava não comparecer no dia e hora marcados. Mas era só botar os pés no auditório, sala, tenda, o que quer que fosse, e olhar para a expressão ansiosa dos presentes que todo o desconforto desaparecia. E nem mesmo a certeza de que aquele mal-estar era passageiro evitava que ele serepetisse da próxima vez.

Dessa vez seria um encontro literário em uma pequena cidade histórica. Algo intimista, o que poderia tornar as coisas mais fáceis ou mais difíceis. Participaria de uma mesa-redonda logo no primeiro dia, o que se por um lado anteciparia o fim de sua angústia por outro dava-lhe a responsabilidade de abrir a festa. Assim que tomou seu lugar no palco teve a visão de uma senhorasentada na primeira fila que o tranquilizou rapidamente. Deveria ter um pouco mais de cinquenta anos, os cabelos grisalhos começando a aparecer sob a tintura vermelho-acobreada e as bochechas rosadas mais pelo aspecto saudável do que pelo blush utilizado. Uma senhora sorridente, calma e de gestos polidos; impossível imaginá-la praticando qualquer ato mais rude. Pronto! A senhora da primeira filasem saber conseguiu apagar os últimos resquícios de nervosismo em Luís. A sua participação foi um sucesso.

No dia seguinte reparou que a todo lugar que ia a senhora da primeira fila ia também. Mas não se aproximava. Ficava ao longe fingindo não notar a presença de Luis e muito menos estar ali por sua causa. Mas Luis, acostumado às artimanhas de seus personagens, foi ficando mais desconfiado àmedida em que o tempo passava. Se ia para lá, ela ia também; se voltava, cá estava a senhora de novo.
- Besteira!, disse Lúcia. Você não está acostumado a multidões por isso o nervosismo. Não há nada nessa pacata cidade e nem nesse público acolhedor que justifique essa sua ilusão de estar sendo seguido.

Estar sendo seguido! Lúcia conseguiu exprimir em palavras o aperto que sentia em seu peitoe não conseguia nomear. Pensando racionalmente é claro que não fazia sentido ele ser vítima de alguma conspiração que utilizava senhoras simpáticas para atrair suas presas. Ainda mais ali, onde havia numerosos pares de olhos sobre ele e nada poderia acontecer sem que fosse fotografado, filmado, registrado. Não tardou a sentir-se preso dentro de um de seus contos, numa daquelas situações quebrotavam pura e simplesmente de sua imaginação. Então ele estava sendo seguido pela adorável senhora da primeira fila? Pois que seja! Quero ver como essa história se desenrola, pensou, num misto de apreensão e excitação por ver a realidade surpreender a ficção.

Naquela noite foi assistir a um espetáculo de escritores que eram também cantores, ou vice-versa. Era um grupo de rock e acabou indo maispor insistência de alguns amigos. Apesar de sentir-se um estranho no ninho, reparou que não era o único. Mais adiante, na outra lateral do palco, estava a tal senhora, a que havia feito a sua imaginação fervilhar por toda a tarde. Aquela presença ali só confirmava a suspeita de que estava sendo seguido, afinal era pouquíssimo provável que ela curtisse aquele som pesado. Então seria ali, no meio...
tracking img