Tremores de terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina :Geografia

Atividade avaliativa










Tremores de terra





















Tremores de terra

Tremor de terra atinge extremo oeste do Amazonas (reportagem do dia 25/04/2010)

O extremo oeste do Amazonas foi atingido neste domingo por um tremor de 4,9 graus na escala Richter. O terremoto ocorreu às 20h10 a uma profundidade de 17 km. Seuepicentro foi a 100 km a noroeste da cidade de Cruzeiro do Sul, na divisa do Amazonas com o Acre. Ainda não há relatos de vítimas ou danos.

•Esse tremor foi ocorreu por causa da zona convergente, entre as placas Sul Americana e a placa de Nazca.

Tremor de terra em Santo Antão assusta, mas não causa vítimas nem danos materiais (18 de Maio de 2010 )

A terra tremeu hoje de madrugada na ilha deSanto Antão, Cabo Verde, não havendo, porém, informações sobre eventuais vítimas ou estragos materiais, nem sobre a respectiva magnitude.

O sismo ocorreu às 04h38min locais e, segundo a agência noticiosa cabo-verdiana Inforpress, foi o maior de pequenos abalos que têm sido sentidos desde domingo naquela ilha do norte do arquipélago de Cabo Verde.
A magnitude não foi determinada porque osequipamentos de sismologia, apesar de já se encontrarem na ilha, ainda estão por instalar.
Fonte oficial contatada pela Inforpress adiantou que os equipamentos deverão ser instalados até Junho, divididos por quatro estações, cujos dados serão enviados, via rádio, para o centro de recolha na ilha vizinha de São Vicente.

•Santo Antão e Cabo Verde são ilhas localizadas na costa africana, que ficampróximas ao limite das placas Sul americana e Africana onde há uma zona divergente.

Pernambuco ganha cartilha para orientar população sobre tremores

Depois do registro de tremores de terra em cidades do estado nos últimos meses, a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco criou uma cartilha para orientar a população. A cartilha é feita linguagem simples e direta, com o objetivo de tirardúvidas e orientar os moradores, que estão assustados com os abalos. Pernambuco já registrou tremores nos municípios de São Caetano, Caruaru, Belém de Maria, Alagoinha, Belo Jardim e Curupira. A cartilha faz parte das ações principais para tranquilizar a população. Usamos uma linguagem bastante acessível. Com apenas oito páginas, ela informa como manter a calma e como agir nessas ocasiões - disseo secretário Anderson Gomes.

•Pernambuco é um estado brasileiro e é uma região intra placas tectônicas, ou seja, está dentro da placa Sul-Americana. Esses abalos sísmicos podem ser resultado de falhas
pois existem cinco falhas sísmicas ativas que são reconhecidas no estado até hoje.



Mortos por causa de terremoto no Chile já são mais de 300, diz governo (27 de fevereiro de 2010)
Tremorde magnitude 8,8 afetou 2 milhões de pessoas, diz presidente.
Tragédia põe à prova a capacidade dos chilenos, afirma Bachelet.
O terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile neste sábado (27) causou a morte de mais de 300 pessoas, informou durante a noite a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández.Mais cedo, a presidente chilena MichelleBachelet, havia dito que o desastre afetou de alguma maneira 2 milhões de pessoas.
•O Chile é um país localizado na America do Sul. Esse terremoto foi causado pela convergência entre as placas Sul americana e a Nazca.
Terremoto na China deixa quase 600 mortos (14 de abril de 2010)

Quase 600 pessoas morreram e cerca de 10 mil ficaram feridas no terremoto de 6,9 graus de magnitude que atingiunesta quarta-feira a remota província de Qinghai, no noroeste da China, informou a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

O presidente chinês Hu Jintao e o primeiro-ministro Wen Jiabao ordenaram que as autoridades locais fossem às ruas para ajudar as pessoas atingidas pelo tremor. O vice-premiê, Hui Liangyu, visitou a região atingida e pediu que o trabalho de resgate das vítimas seja...
tracking img