histortia da arte

4735 palavras 19 páginas
Historia da Arte
Professor: Elíseo 01- Escultura Grega Arcaica, Clássica e Helenística. Principais características e estilo.
Período Arcaico
Foi neste período sob a influência oriental egípcia que os gregos começaram a esculpir as esculturas Arcaicas. Estas esculturas rígidas em forma de figura humana tinham seus tamanhos variados porem os mais usuais era a altura humana, sua forma apresentava características simétricas de postura ereta e frontal com uma das pernas um pouco a frente representando movimento bem como suporte para distribuir todo o peso do corpo sobre as pernas e exibia uma face invariavelmente sorridente. Essas esculturas eram feitas em mármore e bronze e retratavam homens e nus e mulheres vestidas em traje elaborado para o período.

Período Clássico
Passou-se a procurar movimento nas estátuas aproximar estas esculturas a uma maior semelhança a realidade. A escultura clássica representava um retrato idealizado do ser humano, visando à estética, corpos de jovens eram expressos em sua melhor forma. Para os Gregos essa imagem significava a gloria pela beleza e virtude negando a decadência do corpo e a morte do individuo. Estas Artes têm a função de glorificar divindades retratando atos heróicos. É neste período também que surge o nu feminino, não existente no período Arcaico Período Helenístico
Podemos observar o crescente naturalismo: as obras eram perfeitamente modeladas em todos os ângulos, os seres humanos eram representados segundo as emoções e o estado de espírito do momento e enfatizando a variedade de posturas e sentimentos. Expressões como sono, sofrimento morte e velhice foram introduzidos nestas esculturas bem como crianças e animais. “Esculturas-retratos” de homens ilustres como filósofos, oradores, poetas e atletas proeminentes eram igualmente comuns. As imagens procuravam evidenciar a idade, a sabedoria e o vigor mental dos filósofos; o vigor físico dos atletas; e o intelecto dos oradores e poetas.
02- A “URBE” romana

Relacionados