A morte para o homem

Páginas: 3 (576 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2014
A morte para o homem
 
 

     Gostaria de compartilhar uma parte delicada de um estudo: a morte.
     A finitude da vida humana é algo que assusta. Há uma luta constante contra esse fim. Jánascemos lutando, pois ao nascer o indivíduo já está condenado a morrer. Só não se sabe quando isso irá acontecer e essa ansiedade perante a morte nos persegue durante toda a vida.
     Freud dizia queum dos fatores do sentimento de alheamento deste mundo é a atitude que o ser humano adota em relação à morte. Para o pai da psicanálise deixamos a morte de lado, isto é, a eliminarmos da vida. Isso éextremamente fantasioso, pois corrobora com a idéia de que somos imortais.
     Nasce então um conflito no Homem. A idéia de que somos imortais para aliviar a ansiedade perante a finitude humana e,ao mesmo tempo, a única certeza da vida que é a própria morte. Do resultado desse conflito surge a necessidade de buscarmos maneiras de enfrentá-la para aliviar a angústia e o medo.
     Essaangústia é básica a todo ser humano e, como conseqüência, as culturas em todas as épocas enfocam este tema de diversas maneiras tais como os mitos, a literatura, a arte, a filosofia, as religiões e a ciência.     Para Oliveira (2001), o medo da morte e a angústia mobilizaram o homem à reflexão. Daí surgem as religiões e filosofias para buscar um sentido para a vida. A religião traz a idéia de que a vidanão termina com a morte, sendo esta apenas uma passagem, um estado transitório, enquanto a ciência contribui para o prolongamento da vida, isto é, procura adiar ao máximo nosso fim. (Bromberg, 2000)     Em verdade, podemos afirmar que definitivamente o ser humano não está preparado para morrer ou perder alguém próximo, seja um filho, o pai, a mãe, irmãos ou o cônjuge.
     “Si vis vitam, paramortem." "Se queres suportar a vida, prepara-te para a morte." (Freud, 1974, pág.339)
     Não seria simples abordar a morte em todas as suas abordagens, seja cultural, histórica, ética, religiosa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Negação da Morte Pelo Homem
  • O HOMEM PERANTE A MORTE
  • HOMEM PERANTE A MORTE
  • O homem como ser para morte
  • As Necessárias Morte de Deus; Da Morte de Deus à Morte do Homem (Resumo)
  • A questão da pena de morte (como ''justiça'' dos homens)
  • Livro O Homem Perante A Morte Philippe Aries
  • Finitude humana: a perplexidade do homem diante da morte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!