A moreninha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Neste romance, temos uma parte da vida do Rio de Janeiro, representada pela burguesia ociosa, cujas preocupações são os vestidos, a moda, o baile, a ópera, o passeio, o namoro (um espelho em que o leitor se mira). Tudo se passa nos salões aristocráticos e ambientes sofisticados. Temos também a presença de hábitos elegantes como o uso do francês, passeio pela Rua do Ouvidor,saraus (festa à moda da corte), etc.























RESUMO
Augusto, estudante de medicina, gaba-se de ser inconstante no amor e firma uma aposta com Filipe: Se, até o dia 20 de agosto, tiver amado uma só mulher durante mais de quinze dias, será obrigado a escrever um romance sobre tal acontecimento. É véspera de Sant’Ana. Filipe leva seus amigos, Augusto, Leopoldo eFabrício, para passar a festa na casa de sua avó, na Ilha de Paquetá. Lá, dançando com Carolina, a Moreninha, o estudante acaba se apaixonando, mas tanto ele quanto ela evitam render-se ao amor. Cada um é impedido por um juramento amoroso feito na infância. Depois de muitos desencontros e confusões, acabam, por descobrir que eram as duas crianças que um dia, na praia, haviam jurado amor eterno. Como reconhecimento e a felicidade, Augusto paga a aposta escrevendo o romance A moreninha.
PERSONGANES PRINCIPAIS E SUAS CARACTERISTICAS
Augusto: a figura de Augusto resume um certo tipo de estudante alegre, jovial, inteligente e namorador. Dotado de sólidos princípios morais, fez no início da adolescência um juramento amoroso que retardará a concretização de seu amor por Carolina. Esseimpedimento de ordem moral permitirá o desenvolvimento de várias ações até que, ao final da história, Carolina revelará ser ela mesma a menina a quem o jovem Augusto jurara amor eterno.
A caracterização de Augusto é feita por etapas, em um percurso que vai do social ao individual. No início do livro, seus colegas o vêem como um romântico e inconstante, e ele próprio se reconhece como tal,alegando louvar o ideal da beleza feminina. Mais tarde, entretanto, Augusto confessa a D. Ana que sua inconstância é, na verdade, um modo de disfarçar sua fidelidade a um amor não realizado.
Carolina:A caracterização física da personagem é significativa para a criação de um mito romântico genuinamente brasileiro: Carolina é muito jovem e moreninha. E também travessa inteligente, astuta epersistente na obtenção de seus atentos. O retrato da protagonista atualiza e recicla um outro mitoromântico que será recorrente de José de Alencar e na poesia de Gonçalves Dias: o índio brasileiro. Carolina encarna a jovem Ahy , que espera incasavelmente pelo seu amado Aoitin – uma antiga história da ilha que D. Ana conta a Augusto.

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS E SUAS CARACTERISTICAS

Personagenssecundários: Compõe o quadro social e são essenciais à trama. Representam, por meio de alguns tipos característicos, a sociedade burguesa da capital do Império.
Os estudantes de Medicina, Leopoldo, Fabrício e Filipe, são boêmios e alegres, e mal se individualizam uns em relação aos outros. As mocinhas companheiras de Carolina são fúteis e vivem pensando em casar. Há também as boas e respeitáveissenhoras, como D. Ana, e as boas, porém tediosas senhoras, daquelas que nas sociedades agarram num pobre homem, sentam-no ao pé de si e, maçando-o duas e três horas com enfadonhas e intermináveis dissertações, finalmente o largam, supondo que lhe têm feito grande honra e dado o maior prazer.
IDÉIA CENTRAL
No início do romance há uma discussão sobre o conceito de amor (entre os estudantes).Discutem-se idéias de beleza, identificando-se a moça loira como clássica, e a moreninha como romântica. Essa discussão revela a atualidade do assunto na época em que o romance foi produzido. Esforçava-se para sair das teorias e preceitos artísticos que dominaram do séc. XV até o séc. XVIII. Trata-se de opor uma estética nacional, indianista e sertaneja a uma estética européia, civilizada e...
tracking img