A moderna economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A descoberta de um continente novo em 1942 colocou o sistema comercial europeu na privilegiada posição de ter a seu espaço econômico definido não mais em países ou religião, mas sim em mundo. O capitalismo viabilizado enquanto em sistema econômico por este desenvolvimento comercial. Resumidamente o sistema econômico comercial deve ser chamado de pré-capitalista nunca de capitalismo comercial, ocapitalismo não pode ser definido por meio de uma adjeção que meramente privilegie o setor econômico mais dinâmico comercial industrial e financeiro.
A forca do trabalho é mercadoria essencial a seu desenvolvimento o sistema econômico comercial não é uma mera fase ainda que inicial do capitalismo. Ele é um sistema econômico autônomo que se utiliza largamente de diversas formas de trabalhocompulsório através do estabelecimento de monopólios comerciais em nível nacional. O termo economia mundo deve ser compreendido como uma articulação econômica é centrada na Europa Ocidental que procura estabelecer uma relação de trocas desiguais a seu favor, mediante sua especialização produtiva e regime de monopólio comercial, recorrendo somente quando for necessário á dominação política direta, estaarticulação econômica mundial, tornada possível expansão ultramarina europeia, passando assim a produzir não seus mercadores internos, mas em muitos casos exclusivamente para abastecer a Europa Ocidental.
Essa dependência quase absoluta do mercado externo transforma algumas dessas áreas dependendo inteiramente da Europa Ocidental, para que o ciclo econômico iniciado por sua atividade produtiva secomplete mediante a distribuição e o consumo. Esse sistema da sentido e completa um ciclo econômico A crescente vinculação da política com a economia acelerou o processo de intervenção estatal na vida econômica o bom funcionamento de um sistema econômico que necessitava da segurança de rotas comerciais transoceânicas.
É no âmbito dessa economia mundo, como da comercialização monopolista, dosdiferentes produtos oferecidos pela economia mundo que se processa um fenômeno que se constitui em uma das suas principais características a acumulação de capitais, esse processo é baseado é baseado na concentração de capital resultado de um significativo aumento de preços e de lucros e do declínio dos salários reais, essa acumulação de capital, que acabou por viabilizar a assunção do sistemacapitalista, deve ser corretamente denominado de acumulação primitiva de capital, ela não se deu de forma como o capitalismo acumula capitais, para facilitar a acumulação de capital o sistema comercial impôs uma divisão social do trabalho em nível mundial permitindo assim que a forma mais barata de trabalho assalariado torna-se dominante, assim impôs diversos ritmos de desenvolvimento às diversas áreasmundiais, na medida em que a área central só pode crescer acumulando capitais em detrimento das áreas periféricas o controle destas áreas periféricas passa a ser de vital importância para os diversos estados da área central.
A expansão ultramarina que a Europa Ocidental realizou durante o século XV permitiu que seu comercio exterior ganhasse uma dimensão realmente mundial. Esse universo econômicoampliado caracterizou o que se pode chamar de economia mundo, coordenada e controlado pela Europa para exclusivo beneficio o tripé que impulsionou esta expansão metais nobre alimentos e especiarias estas eram as mercadorias que os europeus tinham maior preferência, criando assim uma maior demanda o que levou a uma especialização produtiva assim neste sentido o seu desenvolvimento natural foiabortado formando assim o que pode se chamar de sistema colonial.
O sistema colonial do Oriente, abrangente no oceano indico na Indonésia e nas Filipinas estes mantinham uma forte relação comercial com a Europa, já a China e o Japão, apesar da presença portuguesa a Europa sempre ocupava uma posição marginal. Assim os principais itens deste comercio Oriental eram as especiarias como por ex: a...
tracking img