Trabalho sociologia - auguste conte, filmes emile rose e amarelo manga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPOSTA 1:
A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico foi o positivismo, a primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação. Além disso, o positivismo, ao definir a especificidade do estudo científico da sociedade, conseguiu distinguir-se de outras ciências estabelecendo um espaço próprio à ciência da sociedade. Seuprimeiro representante e principal sistematizador foi o pensador francês Auguste Comte.
O termo positivo designa o real; a certeza em oposição à indecisão; o preciso emoposição ao vago.O positivismo derivou do“cientificismo”, isto é, da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais. Essas leis seriam a base da regulamentaçãoda vida do homem, da natureza como um todo e do próprio universo. Seu conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais – até então – o homem explicava a realidade. O positivismo reconhecia que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferiam quanto à sua essência: os primeiros diziam respeito a acontecimentosexteriores aos homens; os outros, a questões humanas. Entretanto, a crença na origem natural de ambos teve o poder de aproximá-los. Além disso, a rápida evolução dos conhecimentos das ciências naturais – física, química, biologia – e o visível sucesso de suas descobertas no incremento da produção material e no controle das forças da natureza atraíram os primeiros cientistas sociais para o seu método deinvestigação. Essa tentativa de derivar as ciências sociais das ciências físicas é patente nas obras dos primeiros estudiosos da realidade social. O próprio Comte deu inicialmente o nome de“física social” às suas análises da sociedade, antes de criar o termo sociologia.
Essa filosofia social positivista se inspirava no método de investigação das ciências da natureza, assim como procurava identificarna vida social as mesmas relações e princípios comos quais os cientistas explicavam a vida natural.
RESPOSTA 2:
É um fato social toda maneira de agir, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.

1) COERÇÃO SOCIAL : Aforça que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades / escolhas;
2) EXTERIOR AO INDIVÍDUO : Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos , independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente.
3) GERAL : É geral todo fato que é geral, ou seja, que se repete em todos os indivíduos, ou,pelomenos, na maioria deles.
EXEMPLOS DE FATOS SOCIAIS:
EX 1: O casamento é um fato social o qual nos deparamos a todo momento em nossa sociedade.
EX 2 : A votaçao nas eleiçoes e um fato social.
EX 3 : Trabalhar também e fato social.
EXEMPLOS DO QUE NÃO E FATOS SOCIAIS:
EX 1 : Entrar no cinema e sair matando as pessoas com arma de fogo.
EX 2 : Homem bomba no Brasil nao e fato social.
EX 3 : Prediosdesmoronando também não e fato social no brasil.

RESPOSTA 3 :
3.1 Regras relativas à distinção entre o normal e o patológico
Quando conduzida pelas regras precedentes, a observação, confunde duas ordens de fatos bastante distintas sob alguns aspectos: aqueles que são tudo o que devem ser e aqueles que deveriam ser diferentes daquilo que são, os fenômenos normais e os fenômenos patológicos.Durkheim referiu-se, dessa forma, à existência dos dois tipos de fatos sociais, haja vista sua normalidade.
O filósofo diz ainda que não se pode distinguir o normal do patológico em razão da existência de sofrimento, dor ou doença. Cita exemplos como o da dor e do sofrimento do parto, da fome, entretanto, sem uma dimensão patológica, mas simples eventos naturais e fisiológicos. No caso da doença,...
tracking img